sábado, 12 de maio de 2012

São Luís será sede da 18ª Reunião de Pavimentação

Evento coordenado pelo Sindicado das Indústrias da Construção Pesada do Maranhão deverá reunir 500 representantes do setor.


São Luís sediará, de 18 a 20 de junho, a 18ª Reunião de Pavimentação Urbana (RPU). O evento deve reunir 500 participantes de todo o Brasil e também do exterior e será coordenado pelo Sindicado das Indústrias da Construção Pesada do Maranhão (Sincopem). São parceiros dessa iniciativa a Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), Federação das Indústrias (Fiema) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Para o presidente do Sincopem, José de Ribamar Barbosa Belo (Zeca Belo), a reunião, que acontece pela primeira vez em São Luís, é uma oportunidade ímpar de se discutir novidades em termos de processos, produtos, tecnologias e equipamentos que se relacionem com a pavimentação urbana.
Gestão - O evento é importante, segundo ele, num momento em que a sociedade exige mais atenção para as atividades de gestão - seja de projetos da obra, dos custos, da segurança - e espaecialmente das vias de escoamento e corredores, vitais para bons fluxo e tráfego urbanos.
Para o Maranhão, ele diz que sediar um evento desse porte é da maior importância, tendo em vista que a malha rodoviária urbana pavimentada e não pavimentada do estado está entre as maiores do Nordeste.
"O sistema viário do estado demanda técnicas, produtos e processos diferenciados. E apesar de seu maior percentual ser de baixo volume de tráfego, os grandes empreendimentos em instalação, viabilizarão vários trechos de tráfego pesado, representando um atrativo potencial de negócios para empresas construtoras, consultoras e fabricantes de materiais, equipamentos e produtos", observou Zeca Belo.
O evento é direcionado a pesquisadores, professores universitários, acadêmicos, engenheiros, urbanistas, químicos, especialistas e técnicos em pavimentação, urbanismo e meio ambiente, gestores estaduais e municipais e demais interessados.
Na reunião, serão abordados diversos temas, dentre os quais "Pavimentação urbana e agregados alternativos", "Sistema de gerência de pavimentação", "Revestimentos para vias urbanas", "Drenagem superficial", "Manutenção e conservação dos pavimentos", entre outros.
O Sincopem já está recebendo inscrições de interessados em participar da reunião, que podem ser feitas na sede da entidade, localizada à Casa da Indústria, 2º andar, retorno da Cohama

Nenhum comentário: