sábado, 12 de maio de 2012

Empresas e governo debatem construção de linhão no interior

Copel e Elecnor discutem com o Governo construção de linha de transmissão no MA; linha de transmissão terá 350 km.

Diretores da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Elecnor, empresas que investirão cerca de R$ 300 milhões na construção de uma linha de transmissão de energia elétrica de 350 km entre os municípios de Açailândia e Miranda do Norte, foram recebidos sexta-feira em audiência pelo secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres.
As duas empresas se consorciaram e arremataram em leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ano passado, o lote I, referente ao trecho Açailândia-Miranda do Norte. Segundo a Aneel, essa obra vai aumentar a capacidade de energia entre as regiões Norte e Nordeste do país.
No encontro, o diretor de Engenharia da Copel, Jorge Andriguetto Junior, apresentou o portfólio da empresa estadual paranaense e fez um breve relato sobre as suas atividades de geração, transmissão e distribuição de energia.
Segundo o diretor de Meio Ambiente e Cidadania empresarial da Copel, Gilberto Mendes Fernandes, o empreendimento da linha de transmissão não atravessará áreas quilombolas e indígenas e não deverá apresentar problemas em seu licenciamento ambiental.
Ele informou que a obra terá início em janeiro de 2013 e será concluída de 15 a 18 meses. O empreendimento está na fase de licenciamento ambiental. Ele garantiu que, durante a construção da linha de transmissão, o consórcio Copel/Elecnor prestigiará a mão de obra e a cadeia de fornecedores locais.
Na fase de construção, o empreendimento criará mais de 700 empregos diretos. "Pelo menos 50% dos empregados que irão trabalhar na obra serão formados por mão de obra local", assegurou Gilberto Mendes Fernandes, ao informar que a base do consórcio será montada no município de Santa Luiza.
O diretor de Operações da Elecnor, Maurício Scovino, fez um balanço da obra de construção da linha de transmissão de Encruzo, que deverá entrar em operação no próximo mês, numa antecipação significativa de quase três meses ao cronograma oficial da obra.
Estruturante - O secretário Ricardo Guterres disse que a visita dos executivos da Copel e da Elecnor foi importante para se ter uma dimensão do empreendimento e sua importância para o Maranhão. Ele lembrou que essa é uma das obras estruturantes e de reforço na área de energia que estão sendo realizadas no estado, que irá fortalecer e tornar cada vez mais confiável o sistema elétrico maranhense.
Ricardo Guterres disse que a duplicação do trecho Açailândia-Miranda é parte de um investimento que culminará com a extensão até São Luís. "Hoje, São Luís só tem uma linha e a duplicação dará a garantia de mais segurança, em termos de fornecimento de energia para a capital", assinalou.
O secretário de Minas e Energia destacou que a união dos esforços da governadora Roseana Sarney com o ministro Edison Lobão reinseriu o Maranhão na rota dos grandes investimentos nacionais e afirmou que o estado nunca mais será o mesmo depois da conclusão dessas importantes obras infraestruturantes.
"Essa é uma obra importante, que contribuirá para o fortalecimento da política de atração de investimentos que está sendo empreendida no estado. Além do que, vai movimentar a economia dos municípios por onde passar a linha de transmissão", ressaltou Guterres.
Ao final do encontro, os diretores da Copel convidaram o secretário Ricardo Guterres a visitar as principais hidrelétricas construídas no Paraná pela empresa estatal.

Mais


A duplicação do trecho Açailândia-Miranda passará por 17 municípios maranhenses e dará maior confiabilidade ao sistema de energia elétrica

Nenhum comentário: