segunda-feira, 14 de maio de 2012

Locomotivas da Ferrovia Carajás descarregadas no Porto do Itaqui

Maquinários pesam 183 toneladas cada um, em média, e foram trazidos do porto de Norfolk, no estado da Virgínia, costa leste dos EUA.

Locomotivas da Estrada de Ferro Carajás (EFC) foram desembarcadas ontem no berço 103 do Porto do Itaqui. Os maquinários chegaram no navio Tracer, de bandeira holandesa, de 100 metros de comprimento, 20 m de largura, com 8,7 mil toneladas de porte bruto (TBP) e carga avaliada em 1.146 toneladas. Cada locomotiva pesa, em média, 183 toneladas. A Vale não divulgou mais detalhes dos maquinários.
A estimativa, levando-se em conta o peso das locomotivas e o volume da carga do navio, bem como as dimensões dos maquinários (cerca de 25 m de comprimento e 4,5 m de largura), é de que o lote seja de, no mínimo, seis maquinários. Esta é a segunda operação deste tipo realizada no Porto do Itaqui neste ano. No mês passado, um lote de sete maquinários chegou no cargueiro Stellanova (96 m de comprimento e 18 m de largura e 5.198 TPB), vindo do Canadá.
O cargueiro Tracer fundeou na Baía de São Marcos no início deste mês, vindo do porto de Norfolk, estado da Virgínia (EUA), de acordo com o site Marine Traffic. O navio está programado para desatracar hoje.
Histórico - As locomotivas descarregadas ontem no navio Tracer assemelham-se às que foram trazidas no Stellanova, em abril deste ano, que estava carregado com maquinários equipados com motores diesel/elétricos, com potência de 5,3 mil HP (horse power ou cavalo-força, em tradução livre), com bitola de 1,6 metro (m).
Outra operação deste tipo foi registrada em maio de 2011 (há um ano), quando cinco locomotivas foram desembarcadas do navio Industrial Egret, de bandeira de Antíqua e Barbuda, com 140 m de comprimento e 20 m de largura. A carga, no total, pesava 900 toneladas, incluindo os trucks (material rodante) e os maquinários.
Anteriormente, em abril do ano passado, foi um lote de sete conjuntos férreos que vieram no navio Industrial Fighter, de bandeira de Antíqua e Barbuda (assim como o Industrial Egret), vindo de Norfolk, no estado de Virgínia, costa leste dos EUA, mesma origem da carga trazida pelo Tracer.
Ferrovia - De acordo com o site da Vale, a Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi criada em 1985 no Brasil e conecta as minas de ferro de Carajás, no estado do Pará, ao Terminal Portuário Ponta da Madeira, no Maranhão. Pelos 892 km de extensão da EFC, são transportados principalmente minério de ferro, ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão. A ferrovia tem mais de 10 mil vagões e 220 locomotivas (dados da empresa). Pela EFC circula um trem com quatro locomotivas e 330 vagões, considerado o maior do mundo. A EFC também transporta pessoas. São levados, em média, 1,3 mil passageiros por dia em um percurso que passa por 25 localidades, entre povoados e municípios do Maranhão e do Pará.

Operação é considerada complexa


Operações de desembarques de locomotivas são consideradas complexas no universo logístico, pois é preciso coordenar as atividades do porto com as do navio. Nesta semana, o Porto de Paranaguá (PR) recebeu sete locomotivas da ALL (América Latina Logística). Os equipamentos têm 4,5 metros de largura e 25 metros de comprimento e vieram no navio BBC Fuji.
Para receber as locomotivas, o porto montou um esquema especial. O desembarque foi facilitado devido a algumas características do local como o calado, o tamanho do cais e a capacidade do piso. Outros importantes fatores para a escolha do terminal, pela empresa, foi o espaço para a manobra, exigido para carga como essa de locomotivas e também a logística para a saída da região portuária, especialmente, por questão de segurança.
Até o fim deste mês, é aguardada outra operação como esta. As locomotivas serão utilizadas na ampliação da capacidade de transporte no corredor central do Paraná.

Mais


O navio Tracer, de bandeira holandesa, foi construído pelo estaleiro BigLift Amstel B.V. (especializado em navios de transporte de cargas pesadas, segundo o site da empresa), também holandês, em 1999. O cargueiro fundeou na Baía de São Marcos no dia 6 deste mês, contratado pela Oceanus Agência Marítima

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