sexta-feira, 18 de maio de 2012

Infraero enterra de vez os 400 anos de São Luís e pede mais prazo pra entregar obra sem puxadinho, sem ampliação, sem restaurante, sem nada.

Aeroporto de São Luís tem 70% de sua reforma concluídos, diz Infraero.


Em reunião com o vice-governador Washington Luiz, Infraero informou que construtora apresentou um novo conograma para conclusão das obras.

O vice-governador Washington Luiz Oliveira e o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, se reuniram, ontem, no Palácio Henrique de La Rocque, com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para discutir o andamento das obras de reforma no Aeroporto Marechal Cunha Machado. "A Infraero está nos informando todos os detalhes das obras, que já estão com 70% dos trabalhos executados", declarou Washington Luiz. A reunião contou com a presença do superintendente da Regional Norte da Infraero, Paulo Roberto Pereira da Costa; do assessor especial da Presidência, José Clovis Dattoli; e do superintendente do aeroporto, Hildebrando Coelho Correia. "O contrato com a construtora se encerra no próximo dia 26. A empresa já apresentou um novo cronograma que será avaliado pela Infraero, mas a nossa proposta é de chegar a um entendimento para antecipar os prazos", declarou o superintendente Paulo Roberto da Costa. Ele informou que a Infraero ainda não decidiu se o contrato será renovado ou cancelado. "O cancelamento trará mais prejuízos, além do que um novo processo vai demandar tempo e o estabelecimento de novos prazos", ressaltou o superintendente. Atenção - O secretário Jura Filho lembrou que o Maranhão vive um momento especial de comemoração dos 400 anos de São Luís, recebendo grandes eventos, como a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho. "Estamos acompanhando com atenção o andamento dos serviços, para que o aeroporto ofereça uma estrutura melhor aos nossos visitantes", explicou. O superintendente do aeroporto, Hildebrando Coelho, disse que a Infraero tem dado prioridade às obras de reforma do aeroporto. "Estamos tendo prejuízos. O aeroporto garantia um lucro de R$ 1 milhão/ano, agora estamos contabilizando um prejuízo de R$ 10 milhões", assinalou.
A obra de reforma do Aeroporto Marechal Cunha Machado está orçada em R$ 12,7 milhões e inclui a climatização do terminal de passageiros, que terá uma cobertura completa para embarque e desembarque de passageiros. Outra modificação será o número de posições de check-in, que passará de 24 para 30. Ainda haverá uma ampliação do espaço físico da sala de embarque, de 350 m² para 500 m², além da instalação de um novo espaço comercial.

Terminal será ampliado e terá módulo operacional

Durante a reunião, os gestores da Infraero apresentaram ao vice-governador o projeto de ampliação do aeroporto, que ganhará um módulo operacional, uma solução de engenharia utilizada em aeroportos em vários países e também em grandes eventos ou para atender demandas específicas. Alguns exemplos são os dos aeroportos de Lisboa, que utilizou módulos operacionais durante a Eurocopa de 2004; e o de Doha, no Catar, por ocasião dos Jogos Asiáticos de 2006. Os módulos operacionais são feitos com estruturas modulares e têm toda a infraestrutura de uma sala convencional de embarque e desembarque, tais como ar-condicionado, sanitários, sistema informativo de voos, entre outros. Eles podem cumprir a função de salas de embarque e desembarque. O projeto segue as mesmas características do aeroporto de Imperatriz, que será inaugurado em junho.
"Hoje, temos uma capacidade para atender mais de 2 milhões de passageiros, que será ampliada para mais de 4 milhões a partir do fim de 2013", informou o superintendente da Regional Norte da Infraero, Paulo Roberto da Costa. Ele disse que serão investidos R$ 21 milhões na ampliação, recursos já assegurados. O processo de licitação deve acontecer em setembro, para que as obras sejam iniciadas em dezembro. Vagas - A área externa também vai receber intervenções. O estacionamento, que atualmente dispõe de 250 vagas, passará a ter 332 com a conclusão dessa etapa da reforma, chegando a oferecer 550 vagas ao final da ampliação, no próximo ano. "Essa é uma boa notícia, pois precisamos de um aeroporto condizente com a demanda", ressaltou Washington Luiz. Ele destacou que o Maranhão tem atraído cada vez mais turistas e tem uma estimativa de chegar a mais de 3 milhões/ano a partir de 2013. "A ampliação do aeroporto vai garantir que esses visitantes tenham uma boa acolhida",ressaltou.

Mais

Depois da entrega das obras, segundo a Infraero, o desembarque provisório no antigo terminal de cargas da Vasp (que está sendo utilizado como terminal de passageiros) continuará sendo utilizado para embarque remoto de voos domésticos em decorrência da crescente demanda de usuários.

e mais

Novo adiamento

Empreiteira pede mais 90 dias para entregar aeroporto de São Luís

Prorrogação no prazo foi oficialmente protocolada junto à Infraero.
Este é o quinto adiamento desde que iniciaram as obras no local.

Lenno Edroaldo Do G1 MA

Reformas do Cunha Machado serão prorrogadas por mais três meses (Foto: Biné Morais/O Estado)
Reformas do Cunha Machado serão prorrogadas
por mais três meses (Foto: Biné Morais/O Estado)
 
Restando dez dias para a entrega da reforma do aeroporto Hugo da Cunha Machado, a EP Engenharia, empresa responsável pelas obras, solicitou oficialmente à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a prorrogação por mais 90 dias para que enfim possa concluí-las. A informação foi passada na tarde desta quinta-feira (17) aos deputados estaduais Carlos Amorim (PDT) e Eduardo Braide (PMN).
Os dois integram a comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa e realizaram uma inspeção no local, a quarta desde que foram iniciadas as reformas, em março do ano passado. Eles participaram de uma reunião com os superintendentes da Infraero na Região Norte, Paulo Roberto Costa, e do aeroporto, Hidelbrando Coelho Correia.
Além do pedido de prorrogação no prazo de entrega, a EP também teria apresentado a solicitação de aditivo no contrato firmado com a Infraero. Inicialmente o valor firmado entre as duas empresas para as obras era de R$ 10,4 milhões, posteriormente acrescentado para R$ 12,7 milhões. “Fomos informados desse aditivo, porque o contrato atual vence no dia 26 de maio. E para cumprir este novo prazo será necessário que também prorrogar o contrato”, disse Braide, que também informou não saber exatamente o valor solicitado pela EP Engenharia.
Prejuízos
O novo prazo solicitado pela empreiteira é o quinto para que as obras sejam entregues e particularmente o parlamentar acredita que ele novamente não será cumprido. “Dificilmente isso acontecerá porque a parte principal da obra, que é o reforço e estrutura do telhado, só foi concluída até o momento em 65%. À exceção do setor de embarque e desembarque, nos outros, também há um grande atraso”, afirmou o parlamentar.
Entenda o caso
Em 24 de março completou um ano que o Cunha Machado teve seu terminal de passageiros interditado totalmente para reformas emergenciais, após uma parte do telhado ter cedido. Em abril de 2011 começaram os serviços de recuperação do terminal, porém a obra que inicialmente estava prevista para terminar em agosto do mesmo ano foi adiada por mais duas vezes (31/1/2012 e 31/3/2012), sendo que a última previa a entrega para o próximo dia 27.
19/3/2011 – primeira interdição parcial do terminal de passageiros do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado.
24/3/2011 – paralisação total dos serviços no terminal de passageiros
Abril/2011 – Início da recuperação do terminal.
Junho/2011 – Obras foram paralisadas devido à cobrança de laudo técnico sobre as alterações na estrutura do terminal de passageiros.
Agosto/2011 – Ordem de serviço para retomada das obras foi assinada. Em visita a São Luís, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, confirmou o empenho da empresa em acelerar a entrega da recuperação. Primeiro prazo para conclusão não é cumprido.
Janeiro/2012 – Segundo prazo para entrega de obras não é cumprido.
Março/2012 – Entrega de obras é novamente adiada para 27 de maio.

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