sábado, 12 de maio de 2012

Governo do Estado montará uma nova tenda na Lagoa da Jansen

Estrutura substituirá a anterior, que desabou com a forte chuva na quinta-feira.

Thiago Bastos
Da equipe de O Estado

Uma nova estrutura será montada pelo Governo do Estado na Lagoa da Jansen em substituição à tenda que desabou durante a forte chuva de quinta-feira. Na sexta-feira, técnicos da empresa responsável pela manutenção do espaço avaliaram os danos à tenda que cobria um antigo espaço reservado a informações turísticas que não resistiu à ação do tempo e desabou.
De acordo com as primeiras constatações feitas, devido à forte corrosão nos cabos de aço de sustentação, causada pelo alto grau de salinidade, somada aos fortes ventos no momento do incidente, a tenda não resistiu e acabou cedendo. Ainda segundo a avaliação técnica, os cabos de aço são produzidos para durar mais do que os 11 anos da obra de urbanização da Lagoa da Jansen, entregue pela governadora Roseana Sarney na gestão de 1998 a 2002. No entanto, as condições climatológicas reduziram o tempo de vida útil da cobertura.
Os técnicos da empresa responsável pela manutenção urbanística da Lagoa da Jansen não souberam informar em quanto tempo será feita a desmontagem completa de toda a tenda. Além dos cabos de aço com alto grau de corrosão, os parafusos que auxiliavam na sustentação também estavam excessivamente gastos, de acordo com a análise técnica.
Conselho - A manutenção de toda a orla da Lagoa da Jansen é feita por um comitê gestor, formado por sete secretarias do Governo do Estado (Esporte, Infraestrutura, Turismo, Cidades, Meio Ambiente, Administração e Cultura), sendo que cada uma delas tem uma função específica ao longo da orla da lagoa. A Secretaria de Esportes (Sedel) está à frente do Conselho. De acordo com o secretário da pasta, Joaquim Haickel, uma nova estrutura será montada no local. "Lamentamos o fato ocorrido, mas, ao mesmo tempo, comemoramos o fato de ninguém ter se machucado com a queda da tenda. Esperamos recuperá-la o mais rápido possível. Por enquanto, não temos prazos de recuperação, já que a desmontagem total de toda a antiga tenda ainda está sendo feita. Para a recuperação, desejamos contar com a ajuda de todas as secretarias do Comitê Gestor da Lagoa da Jansen, incluindo a de Infraestrutura", finalizou.
Em resposta, a Secretaria de Infraestrutura informou que já está cuidando da retirada de toda a tenda e que, no lugar do antigo posto de informações aos turistas na Lagoa da Jansen, será construído um Jardim Botânico, que será repassado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Problemas - Esse não é o único espaço da Lagoa da Jansen prejudicado devido à falta de conservação. A concha acústica, por
exemplo, destinada a shows e a espetáculos teatrais, há algum tempo não recebe atração cultural e está abandonada. Em alguns trechos da ciclovia, o mato está alto e as lixeiras estão quebradas.
Quanto à segurança, os frequentadores do local dizem que o perigo dos assaltos é maior durante a noite. A Polícia Militar afirma que, todos os dias, são feitas rondas ao longo de toda a orla da Lagoa da Jansen e que o efetivo é reforçado no período noturno.

Mais


A revitalização dessa área da cidade formou o Parque Ecológico em torno da Lagoa da Jansen. São 6 mil metros quadrados de área com restaurantes, quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para caminhada e corrida. Após a inauguração, o local se transformou num grande centro de convivência, com alta frequência de turistas e moradores da cidade. Um dos pontos concorridos é o Mirante da Lagoa, de onde se tem uma abrangente visão de toda a área. A Lagoa da Jansen tem este nome por tradição histórica, pois, ela recebe influência marítima, formando na realidade uma laguna. As obras foram inauguradas em 2001.

Nenhum comentário: