terça-feira, 29 de maio de 2012

Espaço do Turista será uma das atrações do Arraial da Maria Aragão



Em 2011, o Espaço do Turista recebeu mais de 700 visitantes, em cerca de 30 dias de festejo junino

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e da Fundação Municipal de Cultura (Func), disponibilizará, novamente, o Espaço do Turista no Arraial da Praça Maria Aragão este ano. O local, com comodidade e visibilidade privilegiadas, tem capacidade para cerca de 80 pessoas e contará com suporte de técnicos da Setur, oferecendo informações sobre o São João e suas manifestações folclóricas.

O objetivo é facilitar a entrada e permanência do turista no arraial, mantendo-o a par de cada ritmo, lenda, enredo e peculiaridades típicas no momento de cada apresentação. A proximidade do palco é outra comodidade no Espaço do Turista.

“É muito importante que o visitante saiba o que está acontecendo e a participação de nossa equipe, através de técnicos e guias, é fundamental. As brincadeiras encantam por si só, mas conhecer cada passo realça ainda mais este encantamento”, disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Em 2011, o Espaço do Turista recebeu mais de 700 visitantes, em cerca de 30 dias de festejo junino. Turistas de várias localidades do Brasil passaram pelo local, como paulistas, cariocas, baianos, pernambucanos e também estrangeiros dos EUA, Japão, África, França. Além disso, vários grupos de entidades filantrópicas, caravanas e excursões também passaram pelo ponto.

O Espaço do Turista funcionará do dia 1º de junho até o dia 1º de julho, sempre a partir das 19h, na Praça Maria Aragão, no Centro. As agências de viagem, hotéis e/ou outras entidades poderão fazer o agendamento de visitas através dos telefones 3212-6211 e 8864-1252, pelo email receptivo.setur@saoluis.ma.gov.br ou diretamente na Central de Serviços Turísticos da Setur, na Praça Benedito Leite.

São João dos 400 anos

O arraial oficial da Prefeitura contará com uma programação diversificada que contemplará cerca de 300 atrações. Entre os dias 1º de junho e 1º de julho, grupos de bumba-meu-boi, cacuriás, quadrilhas, danças portuguesas, danças do boiadeiro, danças do coco, tambores de crioula e shows com artistas maranhenses se apresentarão na Praça Maria Aragão.

A maior temporada junina do país se estenderá até 1º de julho e, este ano, será mais do que especial por conta dos 400 anos da capital maranhense. Durante esses 30 dias de festa, as principais manifestações folclóricas do Estado apresentarão um verdadeiro espetáculo de ritmos, cores, sotaques e sabores, que contagia batalhões de admiradores e seguidores.

Aos sábados e domingos da temporada, no horário das 18h às 20h, a programação atenderá também o público infantil com apresentações específicas para essa faixa etária.

Sempre às terças-feiras, o arraial receberá um festival de danças, com a apresentação de cerca de 20 grupos de cada manifestação, como quadrilha, dança portuguesa, cacuriá e dança do boiadeiro. Aos sábados, domingos e vésperas de feriado, acontecerá o tradicional Barracão do Forró, com os melhores grupos de forró pé-de-serra da cidade.

Estrutura

No centro do arraial, um tablado com as dimensões 20cm x 30cm e 1,20cm de altura permitirá que as apresentações folclóricas sejam vistas de qualquer ponto da praça. O palco principal (concha acústica da praça) receberá uma megaestrutura de som e iluminação, para abrilhantar ainda mais os shows artísticos.

Em todo o entorno do terreiro de apresentações, 29 barracas comercializarão artesanato, comidas e bebidas típicas, como arroz de cuxá, canjicas e mingau de milho. Haverá, ainda, um espaço reservado para os turistas, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em que os visitantes receberão todas as informações sobre nossa cidade e nossa cultura; e outro reservado para os portadores de necessidades especiais, proporcionando conforto e visibilidade privilegiada das atrações.

Nenhum comentário: