sábado, 12 de maio de 2012

Equipamentos de combate ao câncer serão doados ao MA

Os hospitais Tarquínio Lopes Filho e Aldenora Belo, que atuam com alta complexidade em oncologia, receberão aparelhos radioterápicos.

O Ministério da Saúde (MS) investirá R$ 500 milhões no Brasil para expandir o tratamento de radioterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionar a integralidade da atenção à saúde no câncer. Dentro desse investimento, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os hospitais Tarquínio Lopes Filho (Geral) e Aldenora Belo, ambos de alta complexidade em oncologia, serão equipados com aparelhos radioterápicos.
O investimento foi anunciado em reunião, realizada em Brasília, da qual participaram o subsecretário de Saúde do Maranhão, José Márcio Leite, e a gestora de controle e avaliação da SES, Silvia Leite.
“O Ministério da Saúde fez um levantamento e chegou à conclusão de que era necessário investir mais no serviço de radioterapia em todo o país”, explicou José Márcio, que repassou essas informações ao secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, ao diretor do Hospital Tarquínio Lopes Filho, Luís Alfredo Guterres, e ao coordenador do Serviço de Oncologia daquela unidade, Klayton Ribeiro.
Os aparelhos que serão doados ao Hospital Tarquínio Lopes Filho são um acelerador linear, que é um dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos; um aparelho para braquiterapia, que é uma técnica de tratamento na qual uma pequena fonte radiativa é colocada em contato com o tumor para um tratamento mais localizado; e um aparelho de planejamento em 3D, que possibilitará a realização de exame tridimensional para localizar o alvo do tratamento.
Além disso, será construída uma unidade bunker, local no qual serão instalados os equipamentos. Esta construção é uma proteção radiológica cujas paredes recebem um tratamento especial com concreto a fim de formar uma barreira de proteção para os trabalhadores e o público, de acordo com as normas técnicas vigentes no país.
Tarquínio - O Hospital Tarquínio Lopes Filho, que atualmente é uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), hoje realiza tratamento quimioterápico e cirurgias oncológicas. Com a chegada dos aparelhos e a construção da unidade bunker, o hospital passará a ser um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).
Já o Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo, que é um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, receberá um Acelerador Linear para reforçar a capacidade do atendimento a pacientes portadores de câncer.
A compra dos equipamentos e a construção da unidade bunker ficarão a cargo do Ministério da Saúde. “A próxima etapa será a vinda para São Luís dos técnicos do Governo Federal e os da empresa que vencer a licitação para dar seguimento ao projeto”, acrescentou José Márcio Leite

Nenhum comentário: