segunda-feira, 21 de maio de 2012

Antigo casarão do Sioge vai ser restaurado para abrigar o Museu de Arqueologia

 

Firmada parceria para instalação do Museu de Arqueologia

Antigo casarão do Sioge vai ser restaurado para abrigar as cerca de 47 mil peças.

Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - O primeiro Museu de Arqueologia do Maranhão vai ser instalado no antigo prédio do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (Sioge), no Centro Histórico de São Luís. O Contrato de Cessão de Uso Gratuito, que assegura a implantação do Museu no Sioge foi assinado nesta segunda-feira (21), pelo secretário de Estado da Gestão e Previdência, Fábio Gondim, e pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado.
O secretário da Gestão, Fábio Gondim, disse que o governo do Estado vem desenvolvendo no Centro Histórico de São Luís uma série de intervenções para a sua revitalização e preservação de um dos mais ricos e mais belos patrimônios arquitetônicos do Brasil, com cerca de cindo mil imóveis tombados pelo Estado e pela União.
“Com a instalação do Museu de Arqueologia ganha toda a população com a efervescência cultural de toda a área do Centro Histórico”, enfatizou Gondim. Recentemente, Gondim também assinou, com o presidente da Vale, Ricardo Piquet, Termo de Permissão Gratuita para a instalação, no antigo Liceu Maranhense, também no Centro Histórico, do Museu da Língua Portuguesa - Maranhão.
O reitor da Ufma, Natalino Salgado, explicou que o antigo casarão do Sioge vai ser totalmente restaurado para abrigar as cerca de 47 mil peças arqueológicas resgatadas, muitas delas no município de Bacabeira, na área onde será instalada a Refinaria Premium I, da Petrobras.
“A nossa primeira expectativa é que serão investidos na restauração do casarão aproximadamente R$ 11 milhões, recursos que serão bancados pela Petrobras”, disse o reitor Natalino Salgado ao revelar ainda que no casarão também vai funcionar os cursos de pós-graduação de História da Ufma.
O professor de arqueologia da Ufma, Alexandre Navarro, ressaltou que o Maranhão possui um dos mais ricos patrimônios arqueológicos do país, com quase 50 mil peças que serão catalogadas, armazenadas e expostas ao público em local adequado.
Para o presidente da Academia Maranhense de Letras e ex-presidente do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado, Benedito Buzar, a parceria é de suma importância para a preservação de nossa história. “São Luís está de parabéns nestes 400 anos à medida em que o governo e a Ufma resgatam um belo casarão e, ao mesmo tempo, instalam um museu que vai contar a história do Maranhão. Me sinto muito honrado em participar desse momento, que celebra a nossa cultura e nossa história”.
As informações são da Secom do Estado

Nenhum comentário: