Faltam 20 dias para o fim do prazo de conclusão das obras do Aeroporto Marechal Cunha Machado e apenas 50% está finalizado. Novo cronograma será apresentado
Sandra Viana
| |
Vice-governador Washington Luiz e o secretário de Turismo, Jura Filho, cm representantes da Infraero. Visita serviu para averiguar andamento das obras no terminal |
As obras do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado podem atrasar novamente. A previsão é baseada em afirmação da superintendência Regional Norte da Infraero, que confirmou que apenas metade dos serviços está concluída. As obras tiveram início em março do ano passado. Ou seja: passado um ano e dois meses a conclusão permanece indefinida. Em abril deste ano a superintendência da Infraero e a E.P.Engenharia Ltda, empresa responsável pelos serviços, garantiram a conclusão das obras para 27 deste mês. Restam 20 dias para expirar o prazo e muito ainda por fazer. No próximo dia 26 encerra o contrato da empresa com a Infraero. Segundo o superintendente da Regional Norte, Paulo Roberto da Costa, em nota, “o cronograma estabelecido está atrasado”. Infraero e empresa preparam novo cronograma de serviço. Esta será a quinta vez que a data anunciada da conclusão será descumprida.
O vice-governador, Washington Luís, e o secretário de Estado de Turismo (Setur), Jura Filho, visitaram a obra na manhã de ontem e obtiveram da Infraero informação sobre novo cronograma dos serviços. “A preocupação do governo é que esta obra realmente possa ser concluída logo, uma vez que esse ano vários eventos de âmbito internacional acontecerão no Maranhão em função das comemorações dos quatro séculos de nossa capital”, pontuou. Jura Filho disse ter recebido a garantia de que as obras não comprometerão a recepção a um grupo de empresários que virão de 36 países à capital por ocasião de evento mundial de turismo, cuja sede será São Luís.
A apresentação de um novo cronograma das obras também ficou acertada entre as partes durante reunião mediada pela Fiema. Também participaram do encontro o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Sincopem e Sinduscon. A justificativa da Infraero e da E.P.Engenharia para o novo cronograma é para possibilitar encontrar soluções técnicas para viabilizar a conclusão da obra de reforma do aeroporto, frisou o presidente da Fiema, Edilson Baldez. Durante o encontro com a Fiema, o presidente da EP Engenharia, Adauto de Souza Lima Neto, disse ter saído “da reunião com avanços. Foi muito bom e estou confiante de que estamos no caminho certo”.
Na semana passada, membros de 19 entidades empresariais estiveram em Brasília cobrando agilidade na obra. Uma carta-manifesto foi entregue à presidência da estatal e o movimento ganhou apoio do Ministério de Minas e Energia e da bancada federal maranhense. Diante das cobranças e intermediações pelo fim da obra, a Infraero diz aguardar o cumprimento de acordo feito na Justiça com a empresa, onde esta se compromete a cumprir o serviço. Na reunião, a E.P.Engenharia disse enviar novo cronograma à Infraero para reavaliação. Prazo e condições do documento não foram divulgados.
Infraero não fala em atrasoA reportagem entrou em contato com a Infraero, que se pronunciou por meio de sua superintendência em Brasília e não foi comentado sobre novo atraso nas obras. Segundo a superintendência, a Infraero aguarda o cumprimento dos prazos acordados junto à E.P.Engenharia Ltda, com intermédio da Justiça, para a entrega das obras em 27 deste mês, apesar do contrato findar um dia antes. A superintendência informou ainda que apenas se pronunciaria sobre medidas a tomar caso se confirme o atraso. O diretor de Operações da E.P.Engenharia, Carlos Pinheiro, também foi procurado, mas não houve retorno até o fechamento desta edição. Na próxima semana, Infraero e E.P.Engenharia voltam a reunir em nova negociação para chegar a um plano definitivo de conclusão da obra. Dia, local e horário ainda não foram definidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário