sábado, 26 de maio de 2012

42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, que tem como tema O Turismo na Era do Capital Natural em São Luís


São Luís será sede de congresso nacional que discutirá questões sobre o turismo

Evento organizado pela associação internacional Skal será realizado de quarta-feira até o dia 3 de junho, reunindo empresários do setor.

Ronaldo Rocha
Da equipe de O Estado
 
O 42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, que tem como tema O Turismo na Era do Capital Natural, será realizado em São Luís de quarta-feira (30) até o dia 3 de junho, quando é iniciado o período junino. A capital foi escolhida como sede do evento em comemoração aos seus 400 anos e pelos roteiros turísticos relacionados à natureza que oferece.
Durante o congresso, que contará com a participação de empresários do setor turístico de vários estados e de alguns países da América do Sul, como Argentina e Chile, serão discutidas questões como sustentabilidade e meio ambiente, temas que pautarão o Rio +20, no Rio de Janeiro, que terá como única entidade representativa do segmento turístico o Skal Internacional do Brasil. A expectativa é que mais de 250 executivos participem do evento.
A abertura do congresso acontecerá na noite de quarta-feira (30), com solenidade que deverá contar com a presença de membros da entidade e autoridades do Maranhão, no Teatro Arthur Azevedo. No dia seguinte, os participantes terão a oportunidade de conhecer os Lençóis Maranhenses, com visita à cidade de Barreirinhas. Haverá plantio de 100 mudas de buriti naquela cidade e, no retorno a São Luís, no sábado (2 de junho) passeio panorâmico pelos principais pontos turísticos da capital e de São José de Ribamar, além de palestras e um jantar com apresentação da cultura maranhense, que acontecerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Objetivo - De acordo com a presidente do Skal Internacional do Brasil, Ana Carolina Medeiros, que é maranhense, o principal objetivo do evento é fomentar o turismo de negócios por meio do relacionamento entre os membros da entidade. “Não há rodadas de negócios no Skal, mas sim relacionamento. O evento congrega todos os profissionais do turismo, como a hotelaria, agências de viagens, locadoras de automóveis, entre outras, por isso é que a gente proporciona um momento para que as pessoas se conheçam e troquem informações sobre os seus negócios em diferentes escalas”, destacou.
Ana Carolina afirmou que a organização do congresso buscou colocar em ênfase a parte histórica da cidade, devido às comemorações dos 400 anos, à cultura e aos traços modernos já existentes em São Luís. “Vamos privilegiar o Centro Histórico, tanto que a abertura acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, o que chamamos no turismo de um equipamento fantástico, mas também vamos mostrar a São Luís moderna, nas áreas da Avenida dos Holandeses, Calhau e Olho d’Água. Nossa intenção é pontuar o crescimento da capital aos investidores que estarão no congresso”, acrescentou.
A presidente do Skal Internacional do Brasil afirmou que o passeio no Centro Histórico da capital guardará surpresas aos congressistas. “Vamos fazer uma coisa bem maranhense, bem cultural mesmo. Durante os quatro dias de congresso, nós queremos mostrar o nosso São João, nosso Carnaval, história e toda nossa cultura”, detalhou.
Os congressistas também terão a oportunidade de conhecer a porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abrange os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. “Em Barreirinhas, faremos a plantação de 100 mudas de buriti para compensar o gasto com o carbono utilizado durante o evento. Essas mudas serão cuidadas por alunos de uma escola municipal”, disse. “Já na cidade de São José de Ribamar, nosso objetivo é mostrar o turismo religioso e de praia”, explicou.
Decisão – De acordo com Ana Carolina Medeiros, o evento é relevante para o setor turístico, uma vez que os associados à instituição são executivos que norteiam o segmento no país. “O Skal é a única associação do turismo que está participando do Rio + 20 e na reunião do dia 30, iremos elaborar um documento com 10 pontos em que nós, profissionais do turismo, sugerimos uma contribuição para a sustentabilidade e para o meio ambiente”, disse.
Sheila Pimentel, presidente do Instituto Humanitare, que integra a Organização das Nações Unidas (ONU), participará do evento. “Ela vem explicar o projeto do Rio + 20 e também vem nos ouvir para saber o que os profissionais do turismo estão buscando para amenizar o sofrimento ao planeta”, contou Medeiros.
O colunista, professor e membro da Associação Brasileira de Comunicação (Aberj), Renato Manzano, também participará do congresso com a palestra O turismo na Era do Capital Natural.
O 42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, e dos governos municipais de São Luís, São José de Ribamar e Barreirinhas.

Mais

O Skal é uma associação internacional voltada para profissionais do turismo, com vários comitês espalhados pelo mundo e com sede na Espanha. Tem como objetivo promover o relacionamento entre seus associados, proporcionando assim maior possibilidade no incremento de network do mundo no que diz respeito ao trade turístico

Nenhum comentário: