Sede do encontro científico deste ano, Campus do Bacanga ganhará centro de convenções, concha acústica e outras instalações para abrigar atividades.
Uma comissão nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está em São Luís, desde sexta-feira, 9, para reuniões estratégicas sobre o evento, que este ano será sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de 22 a 27 de julho. Ontem, a presidente nacional da SBPC, Helena Nader, acompanhada pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, visitou a Cidade Universitária para avaliar o andamento das obras que vão garantir a infraestrutura necessária para a realização do encontro científico.
Helena Nader, acompanhada pela secretária-geral Rute Andrade e pelo reitor Natalino Salgado Filho, visitou as obras no Campus do Bacanga, para avaliar se toda a estrutura ficará pronta a tempo de receber o evento. A UFMA está construindo um centro de convenções, auditório, concha acústica, estacionamento, salas de aula e uma série de outras instalações para abrigar as atividades.
Durante a sua quarta visita à instituição, Helena Nader destacou o avanço nas obras. "Em dezembro eu estive em São Luís e muita coisa ainda não estava pronta. Hoje pudemos perceber que a universidade está empenhada em concluir todos os trabalhos dentro dos prazos previstos para que os pesquisadores e toda a comunidade acadêmica possam participar do encontro com toda a infraestrutura necessária", avaliou.
Centro - Entre as obras que estão sendo feitas em razão da SBPC, estão um centro de convenções com capacidade para 4.500 lugares e um novo centro acadêmico de três andares com salas climatizadas para até 160 alunos. Uma avenida, que contornará todo o campus, também está em construção para facilitar o acesso aos prédios da universidade durante o encontro. "Estamos reestruturando toda a universidade. Tudo o que está em construção não servirá somente à SBPC, mas à comunidade local pelos próximos anos", assinalou Natalino Salgado Filho.
Esta será a 64ª Reunião Anual da SBPC. O tema do evento para 2012 é Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza. Durante o encontro será discutida a questão da inclusão social. Esta é a segunda vez que São Luís sedia o evento. Pelo menos 16 mil pessoas devem participar das cerca de 150 atividades que serão realizadas durante os cinco dias de reunião, entre conferências, mesas-redondas, simpósios, encontros e sessões especiais. Participam dessas atividades pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil.
Segundo Helena Nader, a escolha do tema é oportuna porque essa discussão está movimentando todas as comunidades científicas em todo o mundo. "Há tempos esse tema está em voga. A SBPC já tinha planos de trabalhá-lo havia algum tempo e este ano não poderíamos fugir dele. Queremos que o conhecimento tradicional ajude a efetivar políticas que propiciem a erradicação da pobreza no país", disse.
Histórico
As atividades da Reunião Anual da SBPC são gratuitas e a participação é livre para inscritos ou não inscritos. Somente os minicursos requerem matrícula antecipada tarifada, devido ao limite de vagas. A programação será divulgada a partir de junho, no site http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/.

Nenhum comentário:
Postar um comentário