quarta-feira, 14 de março de 2012

Índice de chuvas está abaixo do esperado


Até as 6h de ontem, havia chovido 459,7 milímetros em São Luís este ano; no mesmo período no ano passado, choveu 838,04 milímetros

Jock Dean
Da equipe de O Estado

O fim de semana foi de tempo nublado e chuva em diversos bairros de São Luís. Mas segundo o Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o índice pluviométrico na cidade está abaixo da média esperada para o período. O motivo é que a Zona de Convergência Intertropical, sistema meteorológico responsável por mais de 70% das chuvas na capital, ainda não se configurou sobre o norte maranhense. De 1º de janeiro até ontem, as precipitações somam apenas 53% do que choveu no mesmo período do ano passado.
Segundo dados do Nugeo, até as 6h de ontem havia chovido 459,7 milímetros em São Luís, este ano. No mesmo período de 2011 (primeiros 73 dias do ano), choveu 838,04 milímetros. Em 2011, as chuvas no primeiro trimestre do ano ficaram abaixo da média, o que se repete este ano. A meteorologista Andréa Cerqueira explicou que essa situação está ocorrendo porque 2012 está se comportando como um ano meteorologicamente anômalo. "Isso se caracteriza por chuvas acima ou abaixo da média. Mesmo com precipitações em menor quantidade, São Luís já está no seu período chuvoso", disse.
De acordo com Andréa Cerqueira, as chuvas estão abaixo do esperado porque a Zona de Convergência Intertropical ainda não se estabeleceu em São Luís, pois as condições climáticas não estão favoráveis. "As condições sobre o Atlântico ainda não favoreceram o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical. Para que isso ocorra, é necessário que o Atlântico Sul esteja mais aquecido do que o Atlântico Norte. Ocorre que o primeiro, embora já esteja com as águas frias, ainda apresenta uma temperatura acima do normal. Isso faz com que a zona oscile, propiciando dias chuvosos e outros secos", explicou.
A Zona de Convergência Intertropical é a área que circunda a Terra, próximo à Linha do Equador, onde os ventos originários dos hemisférios norte e sul se encontram. Variações na localização desse sistema meteorológico afetam o volume de chuvas em muitos países dessa região do planeta. O sistema é atraído por regiões de águas quentes, para que ele possa se estabelecer, como o Oceano Atlântico está apresentando variações de temperatura, o sistema ainda não encontrou as condições climáticas favoráveis para se instalar.
Em janeiro, foram registradas 40% a menos de chuva que o previsto para o mês. Em fevereiro, choveu apenas 28,2 milímetros até o domingo, dia 12. Juntos, os meses de fevereiro a abril representam o trimestre de maior chuva em São Luís. No mês de abril a média é de 475 milímetros. Em 2011, foram 484. Para este ano, a previsão é de que o índice pluviométrico para o mês fique em torno da média, como no ano passado.

Nenhum comentário: