quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Setor hoteleiro espera 95% de ocupação durante o Carnaval


Yane Botelho
Da equipe de O Estado

A expectativa da rede hoteleira de São Luís é de uma taxa de ocupação média de 95% dos quartos para o Carnaval deste ano nos hotéis localizados nos bairros mais procurados da cidade - próximo à praia ou ao Centro Histórico. Em todo o mês de fevereiro, a taxa de ocupação média deve ser de 60%. Os dados foram fornecidos pela fundação São Luís Convention & Visitors Bureau.
São Luís será palco de um dos maiores carnavais de rua do país e se prepara para receber cerca de 200 mil turistas este mês, atraídos pela diversidade de blocos e variedades de manifestações culturais, como os blocos tradicionais, tribos de índios e tambor de crioula. A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) estima um crescimento de 2% no fluxo de visitantes em relação ao ano passado.
O setor hoteleiro celebra perspectiva otimista para o Carnaval. Um dos diretores da São Luís Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, explicou que os hotéis da cidade devem manter uma média de ocupação semelhante à ocorrida no período carnavalesco do ano passado. No entanto, ele disse que nos principais dias de feriadão - de sábado (18) a segunda-feira (20) -, pode ocorrer um crescimento de até 5% em relação a 2011, nesse caso, os hotéis atingirão um pico de 97% de ocupação dos quartos. A cidade tem cerca de 7.500 leitos.
Mais procurados - O índice estimado pela São Luís Convention & Visitors Bureau refere-se à ocupação em hotéis e pousadas com classificação de três a cinco estrelas. Os estabelecimentos localizados na Avenida Litorânea e na Ponta d'Areia lideram a lista dos lugares mais procurados para hospedagem. Faltando poucos dias para o Carnaval, 95% dos leitos localizados nessas áreas já estão reservados.
No Pestana Resort Hotel, a poucos metros da Praia do Calhau, boa parte dos 124 apartamentos já estava reservada desde janeiro para o fim de semana de Carnaval. Para atrair os hóspedes, o local oferece um pacote que inclui uma festa carnavalesca nas dependências do hotel. No Rio Poty Hotel, na Avenida dos Holandeses, entre a Ponta do Farol e a Ponta d'Areia, o período carnavalesco é o que registra o maior índice de ocupação.
A mobilidade no fluxo de pessoas que saem de São Luís em direção a cidades localizadas no interior do estado é grande. Mas Nan Souza frisou que também é intenso o movimento de pessoas que vêm à capital maranhense durante o período carnavalesco. "São turistas que não causam demanda na rede hoteleira. São reencontros de família durante o feriado, que serve de âncora para esse processo", detalhou.
A maior parte dos turistas que visitam São Luís vem de Belém (PA), Brasília (DF) e São Paulo (SP). O crescimento do turismo na capital se deve, além dos eventos culturais tradicionais, como Carnaval e São João, às comemorações de eventos nacionais e locais de grande porte relacionados às celebrações dos 400 anos de fundação de São Luís, que têm aberto um novo ciclo de investimentos no setor hoteleiro.

Nenhum comentário: