quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Será assinado hoje o contrato de arrendamento do Terminal de Grãos do MA



A Empresa Maranhense de Administração Portuária assina hoje, às 10h, no Palácio dos Leões, o contrato com as arrendatárias do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). Além do presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, e dos representantes das empresas, estarão presentes a governadora Roseana Sarney; o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho; e o titular da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (Sedinc), Maurício Macedo.
Com a entrada em funcionamento do Tegram, previsto para receber a safra de 2013, o Maranhão não apenas consolida sua vantagem competitiva no Nordeste, mas também em relação ao agronegócio nacional. Os estudos apontam que a produção, produtividade das lavouras de soja, área cultivada, demanda doméstica e exportação vão continuar crescendo em toda a área de influência do Porto do Itaqui (Piauí, Tocantins, Mato Grosso e do Sul do Pará).
Isso torna o porto maranhense o canal natural para as exportações de soja, com menores custos de transporte, maior ganho para os produtores e diminuição no tempo de acesso aos principais mercados mundiais consumidores (China, Japão e Europa). Outra consequência positiva é que parte do excedente da produção poderá criar condições favoráveis à verticalização da cadeia do agronegócio no Maranhão, já que farelo de soja é matéria-prima para a produção de carnes (aves e suínos).
O Tegram terá capacidade estática de armazenamento de 500 mil toneladas (base soja), compreendendo quatro armazéns com capacidade de 125 mil toneladas cada um e movimentação final de 10 milhões de toneladas/ano na sua segunda fase, prevista para 2019. O Porto do Itaqui movimenta atualmente 2,5 milhões de toneladas de grãos/ano. Em princípio, a movimentação de grãos será feita pelo berço 103, já existente, e para a segunda fase será utilizado o berço 100, cuja obra será concluída no primeiro semestre deste ano.
Com o Tegram e outros projetos desenvolvidos pela Emap, a movimentação de cargas deverá dobrar até 2015, chegando a 28 milhões de toneladas. A projeção para 2030 é que o Itaqui alcance a marca de 150 milhões de toneladas movimentadas/ano e que figure na lista dos 10 maiores portos do mundo.

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