domingo, 12 de fevereiro de 2012

Multidão invade a Litorânea para a abertura do Carnaval 400 Anos


Festança promovida pelo Governo do Estado, sábado, na Avenida Litorânea, teve atrações locais, como Jeguefolia e Bicho Terra.

O Carnaval 2012 foi aberto oficialmente sábado no Maranhão com o Baile de Abertura - Carnaval 400 Anos, grande festa promovida pelo Governo do Estado na Avenida Litorânea, que teve a animação de bandas e grupos locais, como Jeguefolia, Bicho Terra, Confraria do Copo e outros, e nacionais, o Psirico e a Timbalada. A festa atraiu milhares de pessoas, que se divertiram bastante em clima de alegria. Uma grande estrutura de palcos e tendas foi montada na área próxima ao belvedere da Litorânea para a festa. Cem policiais militares fizeram a segurança e 50 homens do Corpo de Bombeiros ficaram a postos para atendimento ao público.

Grande festa na Avenida Litorânea abre o Carnaval 400 Anos na capital

Festa foi realizada sábado com a animação de grupos locais, como Argumento e Bicho Terra, e nacionais, como Timbalada e Psirico.
Anderson Corrêa
Da equipe de O Estado


Uma multidão prestigiou o Baile de Abertura do Carnaval 400 Anos promovido pelo Governo do Estado, sábado, na Avenida Litorânea, na área entre as praias de São Marcos e Calhau. Atrações locais e nacionais, como as bandas baianas Timbalada e Psirico, integraram a programação momesca preparada para o último fim de semana de pré-Carnaval em São Luís e se revezaram no palco e no trio elétrico.
Para esquentar a noite de folia, o grupo Argumento apresentou em cima do trio uma seleção de samba de todas as épocas e colocou os primeiros foliões para dançar. Até mesmo os mais desengonçados não se intimidaram a mostrar o ritmo no pé, como o vendedor Josevaldo Cunha, 27 anos, que fez questão de demonstrar sua alegria ao lado dos amigos. “O importante é me divertir. Só espero não espantar a mulherada com meu samba”, brincou.
Do outro lado da avenida, no palco principal do Baile de Abertura do Carnaval 400 anos, quem se preparava para agitar o público era a Timbalada, capitaneada pelo vocalista Denny, que esbanjou carisma e molejo. Mesmo com a chuva, os timbaleiros iniciaram a apresentação sem atrasos e fizeram um repertório já conhecido pelos ludovicenses.
Em entrevista a O Estado, Denny declarou estar feliz em poder abrir oficialmente o Carnaval maranhense. “Para mim e meus companheiros, é uma maravilha estar novamente em São Luís e fazer esta festa dos 400 anos da cidade. Sempre que a Timbalada vem para cá somos acolhidos com muito carinho por esse povo, desde a chegada no aeroporto até aqui no local do show”, disse.
Denny contou que, apesar da agenda bastante apertada por causa do Carnaval em Salvador, os timbaleiros fizeram questão de voltar a São Luís, onde gravaram o primeiro DVD Ao Vivo da carreira da banda e aproveitar a ocasião para apresentar a nova música de trabalho que promete ser uma das sensações do Carnaval deste ano.
“A gente vai fazer um passeio pelos nossos maiores sucessos e vamos mostrar a Guanabarra. A canção faz alusão ao Farol da Barra, de Salvador, e à Baía de Guanabara, do Rio de Janeiro. A música faz uma fusão do axé com a bossa nova e tem uma forte relação com as canções de Tom Jobim. Espero que o povo aprove”, afirmou Denny bastante ansioso para subir ao palco.
A Banda do Jegue expôs toda sua irreverência logo depois do show da Timbalada. Com músicas autorais bastante conhecidas do público maranhense e versões carnavalizadas de canções como Vira-vira, dos Mamonas Assassinas, e Superfantástico, do extinto Balão Mágico, a banda entusiasmou em quase uma hora de apresentação. “É uma grande alegria e muita responsabilidade puxar o bloco nesta largada do Carnaval 400 anos”, afirmou Ernanes Duarde, um dos vocalistas da banda.
Bicho Terra- Quem também fez a festa dos foliões no Baile da Litorânea foi a turma do Bicho Terra, que mostrou porque é considerada uma das maiores representações da cultura popular do estado. Levando para o palco suas fantasias e o gingado de suas coreografias, o grupo apresentou o novo personagem da trupe, o Bicho Maranhanguara. Sucessos como Bicicleta, Canguru, Gostosa, Não me Belisque e Eu sou o Bicho levaram a multidão a seguir os passos dos bailarinos e festejar a temporada pré-carnavalesca.
As últimas apresentações da noite foram em ritmo de swingueira. A Confraria do Copo fez uma prévia do que será o Carnaval durante os quatro dias oficias da festa. Em cima do trio elétrico, a brincadeira animou quem estava na avenida e principalmente os que preferiram a tranquilidade da praça e em toda extensão do belvedere.
“A gente consegue ter uma visão privilegiada de toda a avenida, do palco e do trio elétrico. É o camarote popular. Outra vantagem em assistir às apresentações daqui é que ficamos longe do empurra-empurra dos mais eufóricos lá em baixo. Tem muita gente lá. Aqui estamos mais protegidos”, explicou a professora Georgina Mendes.
Para encerrar o Baile de Abertura, os baianos do Psirico arrastaram uma multidão ao som de músicas como Mulher Brasileira (Toda boa), Chupeta, Bate Cabelo e Liga da Justiça.
Governadora - A governadora Roseana Sarney prestigiou o Baile do Carnaval 400 anos, início de uma série de apresentações momescas no Maranhão, que destacarão no período de Carnaval shows de grupos de pagode, escolas de samba, blocos tradicionais e bandas locais e de outros estados.
“Nosso Carnaval é muito forte, um Carnaval de rua. Por isso estamos aqui na Litorânea preparando São Luís e dando a largada para festa do quarto centenário. Vamos mostrar para o Brasil, para o mundo, tudo o que temos de bom, nossa alegria, nosso sorriso, nossas músicas, nossos fofões, nossa cultura. Por isso, convido a todos a brincar o Carnaval no Maranhão, Carnaval de São Luís 400 anos”, disse.
O secretário de Estado da Cultura, Luís Bulcão, afirmou que a festa ocorreu dentro das expectativas do plano do governo e pontuou o Carnaval da Litorânea como o Carnaval da Diversidade. “Aqui temos músicas para todos os gostos. Crianças, jovens e adultos estão todos festejando. É uma festa que vai ficar marcada na história de São Luís. Digo que é a festa dos mais 400 anos”, declarou.
Bulcão disse ainda que essa mesma alegria vista na praia está em todos os pontos de Carnaval pela Ilha. O secretário visitou os outros locais onde a folia de Momo promovida pelo Governo do Estado está presente, como Madre Deus, Praia Grande e Anjo da Guarda, e comprovou que o Carnaval 400 anos é um dos mais animados e aprovados pela população nos últimos anos.

Nenhum comentário: