domingo, 22 de janeiro de 2012

Brincantes de grupos folclóricos ensaiam para desfile da Beija-Flor


Thamirys D’Eça
Da equipe de O Estado

Aconteceu sábado, dia 21, no Aterro do Bacanga, o primeiro ensaio técnico dos grupos de bumba meu boi que irão participar do desfile da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis durante o Carnaval 2012 do Rio de Janeiro (RJ). A agremiação vai homenagear os 400 anos de São Luís com o enredo São Luís – O Poema Encantado do Maranhão. Quase 500 brincantes de bumba meu boi se apresentarão no sambódromo carioca.
Os sete bois que irão desfilar, mais o grupo umbandista Terreiro de Iemanjá, participaram do ensaio geral coordenado pelo diretor-geral de Carnaval da Beija-Flor, Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, além de membros das comissões de Harmonia e Evolução da escola.
No total, 480 brincantes de bumba meu boi irão para a Sapucaí representando a cultura maranhense. Desfilarão no sambódromo 30 membros do Terreiro de Iemanjá, 60 do Boi de Morros, 30 do Boi de Maracanã, 30 do Boi da Maioba, 60 do Barrica, 60 do Boi de Axixá, 60 do Nina Rodrigues e 60 do Boi de Santa Fé. “Nem mesmo o saudoso Joãosinho Trinta levou um contingente desse porte para o Rio de Janeiro para contar sobre o folclore de sua terra”, ressaltou Laíla.
Mais dois ensaios deverão acontecer sendo coordenados por membros da Beija-Flor. “O que queremos deixar claro no ensaio é que não queremos ninguém sambando. Se quisesse samba ficava no Rio. O que queremos é a dança daqui, o folclore daqui, a cultura daqui, no ritmo de lá. Está ficando muito bonito”, disse Laíla.


Promessa - Satisfeito com a animação e dedicação dos brincantes, Laíla prometeu dar a São Luís o bicampeonato da escola. “O carnaval da Beija-Flor será bonito e suntuoso com ajuda de São Luís e vamos retribuir isso. Vamos mostrar ao mundo o que ninguém viu. O bicampeonato será para vocês maranhenses”, disse, empolgado, durante o ensaio.
O ensaio foi acompanhado pelo secretário de Estado da Cultura, Luís Bulcão. Ele ressaltou a importância do desfile em mostrar as riquezas do Maranhão. “Lá fora eles nos conhecem só superficialmente, mas, com um desfile desses, o mundo irá saber o que o Maranhão possui. Vamos dar o ritmo ao Carnaval do Rio”, contou, cheio de expectativa.
Para quem desfilará na Sapucaí, a experiência é considerada única. “Estou há 12 anos no boi e nunca fiz nada assim. Está todo mundo muito ansioso e feliz. O coração está acelerado. Será uma emoção incrível poder ir ao Carnaval do Rio de Janeiro dançar pelo Maranhão”, relatou Nikson Jonathan Silva, brincante do Boi de Maracanã.
No Boi de Morros, a expectativa era a mesma. “Se aqui no São João já ficamos ansiosos pelas apresentações, agora então está incontrolável. Está todo mundo muito ansioso e extremamente feliz de poder mostrar lá fora a nossa cultura, que é linda e todos têm de conhecer”, afirmou Ivany Luana do Vale.


Nenhum comentário: