Seis unidades produtivas atendidas pelo Sebrae Maranhão na Grande São Luís - formada por cinco municípios, incluindo a cidade histórica de Alcântara - estão entre os 180 concorrentes ao Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Da capital São Luís, participam a Associação Buriti Arte, a Associação de Mães do Rio Grande Proteção de Santo Antônio e Mosaico das Artes Ltda. A Associação das Artesãs de Santa Maria (Alcântara), a Associação das Rendeiras da Praia da Raposa e a Associação dos Artesãos de São José de Ribamar completam a lista.
Trabalhos em fibra de buriti, renda e cerâmica são as principais matérias-primas utilizadas pelos grupos maranhenses. Na produção dos artesãos do município de São José de Ribamar, balneário que tem na religião a maior força de atração turística, bustos e estatuetas em cerâmica retratam o cotidiano de pescadores e moradores da cidade. "O foco principal é contribuir para o aumento da competitividade do artesanato de cada lugar, ressaltando suas particularidades e colaborando para uma apresentação cada vez melhor e contínua do artesanato brasileiro dentro e fora do país", destaca a coordenadora de Artesanato e Turismo do Sebrae Maranhão, Bárbara Nicolau.
Este ano, o TOP 100 de Artesanato - que acontece a cada três anos e já está em sua terceira edição - obteve 1.826 inscrições, sendo selecionados 180 candidatos. O número de inscritos é 79% superior ao da segunda edição, realizada em 2009. Concorrem à premiação empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas.
A partir deste mês até março, o júri vai fazer visita às unidades produtivas. A divulgação dos resultados será em junho e a solenidade de premiação está agendada para agosto. Os vencedores terão a oportunidade de expor seus produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional, poderão utilizar o selo TOP 100 de Artesanato até o fim de 2014 e divulgarão seus produtos no catálogo do prêmio.
Premiação - O TOP 100 de Artesanato tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o país, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil. Qualidade estética e valor cultural são importantes na avaliação dos trabalhos, assim como elementos da cadeia produtiva e comercialização das peças.
Na fase inicial, os candidatos preenchem um questionário de auto-avaliação e, obtendo pontuação necessária, passam para a segunda fase, na qual um júri composto por cinco especialistas em artesanato, sem vínculo com nenhuma das unidades competidoras, seleciona os vencedores com base em 11 critérios: grau de inovação dos produtos, adequação econômica, adequação ergonômica dos postos de trabalho, adequação ambiental, eficiência produtiva, adequação cultural, embalagem, qualidade percebida (valor intangível), práticas comerciais, responsabilidade social e gestão estratégica. Mais informações no hotsite do prêmio: www.top100.sebrae.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário