Thamirys D´Eça
Da equipe de O Estado
Começa amanhã mais uma edição da maior micareta do Maranhão. O Marafolia chega este ano cheio de novidades e com a maior estrutura de sua história. Será um fim de semana de folia que deverá reunir mais de 5 mil pessoas em cada um dos dois dias. A festa será comandada por 12 atrações e acontecerá no Cais da Alegria, no Aterro do Bacanga.
A grandiosidade é percebida logo na entrada. Para receber os foliões, foram dispostas três entradas, cada uma com túneis de altura de 8 metros e 15 metros de abertura. Para o isolamento das áreas internas e externas, serão utilizados 1.500 metros de tapume de madeira, totalizando mais de 20 toneladas de estrutura. Este ano, haverá também mais refletores na área. "Os números impressionam", comentou Marcelo Aragão, produtor do evento.
Para entrar no local, cada brincante terá de passar pelas catracas eletrônicas colocadas nos túneis de entrada. Serão 20 aparelhos espalhados pelas entradas de acesso externo e também interno. A intenção da organização é possibilitar aos foliões que têm cartões magnéticos um amplo acesso aos diversos locais do evento. Além disso, no acesso à pista haverá 10 urnas eletrônicas, específicas para a entrada no corredor da folia.
Para a estrutura, estão sendo colocadas mais de 100 lonas de coberturas, dos mais diversos tamanhos e formas, que ajudarão a compor o visual charmoso da área e garantirão que estes espaços fiquem protegidos do vento, sol e chuva.
Novidades - Uma das novidades deste ano é que o corredor da folia está de volta, dos dois lados dos camarotes. "Antes, de um dos lados havia área de lanches, mas agora voltou o corredor propriamente dito, com camarotes dos dois lados. Esse foi um pedido das pessoas que curtem o Marafolia", disse Aragão.
Nos camarotes, mais inovação. Este ano, o camarote vip terá um espaço maior que nas edições anteriores. Serão 100 metros dedicados aos brincantes que optarem por curtir a micareta com mais conforto e sofisticação. No ano passado, o tamanho da área era de 70 metros. A área vip está situada do lado direito do corredor e do outro lado ficarão os outros camarotes. Estes, juntos, terão 132 metros.
Ainda na estrutura dos camarotes, serão dois níveis de piso, com altura de 2 metros e 2,2 metros, tanto nos camarotes corporativos quanto no Terraço Vip. "A estrutura dos camarotes está como nunca esteve. Grande e bem distribuído", frisou o produtor do Marafolia.
Para animar os foliões, 12 atrações serão distribuídas nos dois dias de festa. Amanhã, passam pelo corredor da folia as bandas Sarypa, Asa de Águia, Aviões do Forró, Chicabana, Banda Yow e Claudinho Polary. No domingo, a festa começará com Henrique e Diego, Chiclete com Banana, Tomate, Forró do Muído, Lorena Simpson, e Macau. Durante as apresentações, os trios percorrerão 500 metros na ida e a mesma extensão no retorno.
Segundo Marcelo Aragão, a inovação do Marafolia é a sua pluralidade musical. "Estamos inovando, misturando axé, forró, sertanejo e música eletrônica. Teremos o Claudinho Polary, a Lorena Simpson e o Macau no trio elétrico com a música eletrônica, que nunca tinha tido em nenhum lugar", ressaltou.
Comodidade - O Marafolia terá ainda 15 geradores de energia, para que a alegria não seja interrompida. E para garantir a comodidade do folião, 160 banheiros químicos serão colocados em ponto estratégicos.
Para aguentar o pique, os brincantes contarão com uma praça de alimentação montada dentro do corredor. O Point do Rango será uma tenda com mais de 30 metros de diâmetro, com toda a higiene e infraestrutura necessária para atender à demanda, com pizzas, sanduíches e refrigerantes, entre outros produtos.
Mais
O Marafolia oferece mais uma vez as Camisas VIPs, que vão dar a possibilidade de os brincantes curtirem os blocos Nana Banana e Cocobambu. O folião poderá desfilar os dois dias de Marafolia com a camisa que dá direito a se divertir de qualquer ponto da festa. Seja no camarote ou no bloco.
Tecnologia de ponta será utilizada na segurança do Marafolia 2011
Além de uma megaestrutura, o Marafolia contará com segurança reforçada. A organização este ano investiu sobretudo em tecnologia. As áreas interna e externa contarão com câmeras de última geração, similares às utilizadas no Rock in Rio - festival de música que aconteceu no fim de setembro e início deste mês. Além disso, policiais militares, bombeiros, agentes de trânsito e seguranças particulares garantirão a tranquilidade nos dois dias de festa.
Conforme Marcelo Aragão, produtor do evento, o Marafolia está seguindo a tendência de apostar em segurança eletrônica. "O mercado de segurança eletrônica está crescendo, e não podemos fechar os olhos para isso. Traremos para cá câmeras com a mesma tecnologia usada no Rock in Rio, que é um evento muito maior que o nosso", disse.
No total, serão 16 câmeras de alta tecnologia e performance, da marca alemã Bosch. Os aparelhos serão dispostos em pontos estratégicos do Cais da Alegria. Algumas serão robotizadas, com zoom que chega a mais de 1quilômetro. Todas têm visão noturna.
Dirigível - O esquema de segurança também contará com um dirigível. O aparelho sobrevoará o local durante os dois dias de festa. Ele auxiliará o monitoramento da região, registrando imagens aéreas e inibindo ações suspeitas.
Para assegurar a segurança, também serão usados detectores de metais. Todos os foliões serão vistoriados e impedidos de entrar com garrafas, objetos pontiagudos e armas. "Tudo será feito com cautela, para evitar contratempos", assegurou Marcelo Aragão.
Além da tecnologia, o Marafolia também contará com a segurança tradicional, feita pela Polícia Militar. Serão disponibilizados 130 oficiais por noite. Homens da Tropa de Choque, da Cavalaria e do 9º Batalhão estarão na área externa. Na parte interna, o esquema será feito por 600 seguranças privados.
O Corpo de Bombeiros terá equipes na área. No total, serão 30 homens e três viaturas, uma delas funcionando como ambulância, outra para combate a incêndios e mais uma destinada a salvamentos especiais. Assim como os policiais militares, os bombeiros também ficarão na área externa.
Em caso de acidentes, a organização também disponibilizará dois ambulatórios equipados com duas ambulâncias de UTI móvel. "Todos os anos prezamos muito por essa parte de atendimento e segurança. Este ano, investimos ainda mais nessa área", contou Marcelo Aragão.
Para controlar o trânsito no Aterro do Bacanga e imediações, a partir das 17h de sábado deverão acontecer alterações no fluxo de veículos. Para isso, estarão no local 26 agentes de trânsito, além da cobertura normal da região feita por viaturas. Deverá permanecer no local, ainda, guincho para remover veículos que estiverem posicionados de maneira irregular. As áreas destinada para táxis, assim como bloqueios das vias, devem ser divulgados somente hoje.
Vendas de abadás estão aquecidas na cidade
Seja nos pontos de venda ou via internet, a venda de abadás segue bastante movimentada. Foliões de todo o país estão se mobilizando para curtir a maior micareta do Maranhão. A organização pretende reunir mais de 5 mil pessoas por dia, e a entrega das camisas começou deste ontem. Quem quiser participar da folia ainda pode adquirir a entrada.
Segundo a organização, fãs de todas as partes do Brasil, em especial Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza, já se mobilizam com excursões para São Luís. Por meio da internet, em qualquer lugar do planeta os interessados podem comprar o abadá que desejar, seja Mega Cocobambu ou Mega Nana Banana. Quem preferir pode levar a Camisa VIP, que dá acesso a todas as áreas do evento.
Em virtude de vários pedidos, o Marafolia facilitou a forma de pagamento para quem quiser aproveitar os dois dias do evento, ou quem preferir ir acompanhado. A Camisa VIP e os abadás comprados em pares serão parcelados em até 5 vezes sem juros no cartão em três pontos de venda: Central da Folia, AD do Rio Anil e Shopping dos Cosméticos da Rua Grande.
A entrega dos abadás e camisas vips começou desde ontem na Central da Folia, no Jaracati Shopping. O folião poderá ir ao local das 10h às 19h até hoje. Os camarotes também começaram a ser liberados ontem, as 14h e continua hoje, das 10h, às 19h no Hotel Luzeiros, na Ponta d´Areia.
Venda
Para atender à grande demanda nas vendas na semana da micareta, a organização do Marafolia adotou uma nova sistemática de comercialização de abadás, camisas vip e combos. Além das Lojas Marcelo Surf e a Central da Folia, agora estão funcionando também a AD do Rio Anil, Shopping dos Cosméticos da Rua Grande e mais um ponto no Jaracati Shopping. No total, são 10 pontos preparados para receber o folião e facilitar seu acesso ao evento do ano.
Números
16 câmeras de monitoramento eletrônico serão dispostas nas áreas interna e externa
130 policiais militares farão a segurança da área externa por noite
600 seguranças privados são responsáveis pela área interna
30 homens do Corpo de bombeiros farão parte do esquema de segurança
26 agentes da SMTT controlarão o trânsito
3 viaturas serão disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário