Wilson Lima
Da equipe de O Estado
São Luís tem hoje a 12ª maior rede de abastecimento de água e a 11ª maior rede de coleta de esgoto entre as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal. Os dados fazem parte de um ranking do Instituto Trata Brasil divulgado esta semana. Apesar disso, a capital ainda enfrenta problemas com o volume de esgoto tratado. No ranking das capitais, a cidade é apenas a 21ª em percentual de esgoto tratado.
Hoje 97% da cidade tem fornecimento de água e 46%, coleta de esgoto conforme o Trata Brasil, mas apenas 17% da cidade tem esgoto tratado. O levantamento foi feito com base em levantamentos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, ano 2009, recém-divulgado pelo Ministério das Cidades. Um total de 81 cidades com mais de 300 mil habitantes fez parte do estudo.
Entre as capitais, São Luís tem um abastecimento de água melhor que Belém, Fortaleza e Salvador. Já em abastecimento de esgoto, a capital divide a 11ª colocação com Fortaleza, Florianópolis e João Pessoa, ficando à frente de Belém, Macapá e Natal.
Incluindo-se todas as 81 cidades que integram a lista do Trata Brasil, São Luís é a 36ª em fornecimento de água. Santos (SP), Ribeirão Preto (SP), Maringá (PR), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Goiânia (GO) têm o melhor fornecimento de água do país. Nessas cidades, todas as casas têm fornecimento de água. Vinte cidades declararam conseguir cobrir a totalidade da população com água tratada.
O levantamento mostrou que 66 das 81 cidades analisadas informaram atender 80% ou mais da população com água tratada. Mas 15 cidades não apresentaram atendimento a esse patamar, entre as quais Belém, Rio Branco, Macapá e Porto Velho. Também estão na lista com os piores serviços de atendimento de água Vitória da Conquista (BA), Itaquaquecetuba (SP), Guarujá (SP), Belfort Roxo (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Duque de Caxias (RJ), São João do Meriti (RJ), além de Caucaia (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Aparecida de Goiânia (GO).
Esgoto - Sobre a coleta de esgoto, São Luís está na posição 50 do ranking. Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Montes Claros (MG) detêm os maiores percentuais de cobertura de rede de esgoto. "Se considerarmos os avanços nos últimos 5 anos, vemos que a melhoria em coleta de esgotos foi de apenas 2,8 pontos percentuais e de 6,7 pontos no tratamento, ou seja, crescimentos insuficientes para a necessidade do Brasil em resolver estas carências", disse o presidente do instituto Trata Brasil, Edílson Carlos, em nota oficial.
No Brasil, o índice médio de coleta de esgoto foi de 57% da população. Vinte e oito cidades informaram que têm índices de coleta de esgoto superior a 80%, mas 53 têm percentuais menores que esse. Destas 53, Ananindeua (PA), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ) e São João do Meriti (RJ) não possuem rede de coleta de esgoto conforme o estudo do Trata Brasil.
Já a líder no ranking de cidades com esgoto tratado é Petrópolis (RJ). Nesse ranking, São Luís é a 55ª. O volume médio de esgoto tratado por volume de água consumida é de 39%. Dezesseis cidades brasileiras têm índices superiores a 70% e 44 cidades têm percentuais de tratamento de esgoto abaixo da média nacional. Além de São Luís, integram a lista Rio Branco, Aracaju, Natal, Cuiabá, Porto Alegre, Teresina, Macapá e Belém.

Um comentário:
essa pesquisa foi comprada pois nao vejo esgoto em sao luis so vejo manhilha de 100mm no meio da rua q vive entupindo e derramando esgoto a ceu aberto param de mentira e faz a caema funcionar a e a agua nao da em 97% da cidade
Postar um comentário