quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Começa a semana do cinema russo



Começa hoje e se estende até sexta-feira a Semana do Cinema Russo, cuja programação acontece no Anfiteatro do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão e ECI MuseuM (Praia Grande). O evento homenageia o diretor russo Andrei Tarkovski, um dos mais importantes de sua época. No total, serão exibidos três filmes: Solaris, O Espelho e Caçada Selvagem.

A Semana prevê palestras e exibições sobre cinema russo, vida e obra de Tarkovski, além de sua influência em obras contemporâneas. Está confirmada a presença do cineasta Evgeny Itskovich, que ministrará palestra e apresentará o filme Caçada Selvagem. Engeny, além de cineasta, é também pianista e compositor. Natural de Moscou, ele nasceu no dia 1983 e começou sua trajetória aos 14 anos de idade. Já compôs músicas e roteiros para filmes, além de dirigir o filme Caçada Selvagem.
Plano e ritmo – A obra do homenageado, Andrei Tarkovski, é caracterizada por planos longos e ritmo lento. Seu último trabalho, O Sacrifício, foi concluído em 1986. Após grave doença, ele morreu em Paris. Entre suas obras, destacam-se A Infância de Ivan, que lhe rendeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza. Uma de suas obras, Andrei Rublev (1966), enfrentou problemas com as autoridades soviéticas.
Considerada antinacionalista, Andrei Rublev apresenta um retrato dessacralizado da Rússia medieval, o que chocou as autoridades russas. A censura política proibiu sua exibição no exterior por cinco anos. Quando liberado, o filme foi aclamado como o produto cinematográfico soviético mais importante da época. A ficção científica Solaris (1972) ganhou prêmio especial do júri em Cannes. Por causa das dificuldades com o regime soviético, o diretor mudou-se para a Itália nos anos 1980.


Semana para o cinema russo
A entrada é franca.

Nenhum comentário: