terça-feira, 20 de setembro de 2011

Renato Alves, recordista em memorização, vem a São Luís realizar curso


Renato Alves, recordista em memorização, vem a São Luís realizar curso


Considerado uma das poucas pessoas que falam com propriedade sobre os mecanismos da memória, o professor Renato Alves estará em São Luís dia 26 para realizar curso durante dois dias, sempre às 19h, no auditório do Sebrae no Jacarati.
Renato Alves, que ministra palestra no país e no exterior, falará de métodos de aprendizagem, sobre como decorar fórmulas, listas, revisar conteúdos extensos, tornando-as tarefas fáceis com técnicas de memorização e concentração.
Recordista brasileiro de memorização, formado em computação, pós-graduado em Ciências Cognitivas e Filosofia da Mente pela Unesp de Marília, o professor afirma que um dos motivos que o incentivaram a ministrar o workshop Técnicas avançadas de memorização e conscientização foi uma pesquisa realizada com estudantes de Campinas, na qual detectou que 95% dos entrevistados não sabiam estudar.
Renato Alves diz que o que se vê hoje são estudantes de escolas e universidades que utilizam o “decoreba” para aprender o conteúdo. “O método é válido, o problema é que as pessoas estão em contato com muitas informações. Assim, além de ter prazo de validade, o decoreba ocupa um espaço da mente consciente. Enquanto estão decorando, as pessoas não conseguem fazer outras coisas e decorar demora muito tempo”, explica.
Perdas - Segundo ele, a explicação para que pessoas de todas as idades busquem aprender e apreender técnicas avançadas de memorização e concentração é porque esquecimentos causam prejuízos. “Quem nunca se chateou por ter perdido um bem material, por ter esquecido de pagar uma conta que depois foi acrescida de multa, ter ficado de recuperação na escola e perdido parte das férias? Seja dinheiro ou tempo, falta de memória sempre causa alguma perda”, explica.
Renato Alves afirma que uma das dicas essenciais para quem quer ter uma boa memória é a organização. “Uma pessoa organizada é aquela que sabe onde estão as coisas, sabe administrar tempo e dinheiro, sabe a hora de estudar e a hora do lazer, e que consegue criar uma rotina diária para ser uma pessoa de sucesso no futuro, em todos os patamares da vida” ressalta. “O segredo da velocidade da memória está na forma com que você organiza os conteúdos”, acrescenta.
Segundo ele, se engana quem pensa que boa memória é dom, o que define uma boa memória é técnica. “Todo mundo que se especializa acredita que tem uma dificuldade de memorização. Boa memória ou é disfunção cerebral ou é técnica”, afirma.
Mais informações sobre o curso no www.corporh.com.br.

Nenhum comentário: