A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) deu sequencia ontem ao projeto-piloto de revitalização da Lagoa da Jansen. Na ação de ontem, mais 100 litros de bactérias ácido-láticas (lactobacillus) foram lançadas na lagoa. A iniciativa visa benefícios ao meio ambiente e para a população de São Luís.
Iniciada em agosto, o projeto tem por objetivo colocar em prática uma tecnologia que consiste na intervenção em um canal que dá acesso à lagoa, com a colocação de microorganismos que vão ajudar no processo de despoluição gradual da água. A segunda parte vai durar 90 dias.
Especialistas do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) fizeram a segunda coleta de amostras da água, para ver o nível de influência do material depositado, nos primeiros 30 dias de processo. "Estamos aqui para acompanhar a empresa, que é responsável por lançar o produto na lagoa, e os técnicos da UFMA, que analisam a qualidade da água durante a realização do projeto", disse Francisco José de Sousa, que integra a secretaria adjunta de projetos especiais da Secid.
As amostras da água colhidas ontem, segundo Francisco José, serão comparadas com o material colhido em agosto, antes do início da despoluição. Ele afirmou que já há satisfação por parte da população que reside nas proximidades do local onde os lactobacillus foram lançados. "Já não há mais tanto odor na água onde o produto foi colocado, diferentemente das outras áreas da lagoa não atingidas pelo produto", completou.
A intervenção na lagoa ocorre por meio da utilização de microorganismos não nocivos ao meio ambiente e nem geneticamente modificados ou quimicamente sintetizados. São naturais, conhecidos como levedura, benéficos e eficientes. Lactobacillus que promovem um processo de fermentação antioxidante, acelerando a decomposição da matéria orgânica e promovendo o equilibro da flora microbiana.
No início do projeto foram lançados 3.000 litros de E.M. (concentração de microorganismos). Atualmente, 100 litros são lançados diariamente, até que se completem os primeiros 90 dias do processo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário