Tendas do aeroporto serão trocadas por estruturas de melhor qualidade
Ronaldo Rocha
Da equipe de O Estado
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) dará início segunda-feira, dia 12, à substituição das estruturas provisórias (tendas) nas áreas de embarque e do saguão do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. O anúncio foi feito ontem pelo superintende da Infraero no Maranhão, Hildebrando Correia. Ele explicou que a intervenção ocorre por causa do término do atual contrato, que havia sido feito em caráter emergencial, após a interdição do terminal de passageiros, em março.
De acordo com Hildebrando Correia, a substituição dos módulos de lona deverá ser concluída no fim deste mês. A operação será realizada em duas etapas. Na primeira, a tenda que abriga a área de embarque será desativada gradativamente, e o serviço funcionará temporariamente onde hoje está sendo feito o pré-embarque. A segunda etapa abrange a substituição das lonas do saguão. "As operações não serão paralisadas por causa dos serviços. Não haverá cancelamento ou atrasos de voos", garantiu.
Padrão elevado - Ele disse que a nova estrutura vai dispor de um padrão mais elevado, com novo forro, piso, climatização e dimensões maiores das portas. "As estruturas são equivalentes, mas as mudanças promoverão maior conforto aos passageiros, pois elas foram projetadas de acordo com as demandas e atendem às exigências de qualidade", ressaltou.
Apesar das expectativas da Infraero em relação à implantação de uma estrutura de padrão mais elevado, Hildebrando Correia alertou que durante os serviços de substituição, os usuários sofrerão alguns transtornos. "Sem dúvida haverá um impacto, um pequeno desconforto no período de transição, mas vamos trabalhar para que os impactos sejam os menores possíveis. A mudança vem a melhorar não somente a questão da aparência, como o conforto do passageiro", enfatizou.
As novas estruturas de embarque e saguão terão novos assentos, climatização, monitores informativos de voos e os demais serviços que estão em funcionamento nas unidades, como telefones públicos, ouvidoria, bancas comerciais e caixas eletrônicos. "O período exato para a substituição das estruturas vai de segunda-feira até o dia 24 deste mês", complementou.
Obras - As obras no terminal de passageiros do aeroporto, que têm por objetivo restaurar o telhado e climatizar o espaço físico, de cerca de 8.700 metros quadrados, foram retomadas no dia 1º deste mês. Os trabalhos têm prazo de 150 dias para ser concluídos, mas a expectativa da Infraero é de que a área seja reativada ainda este ano. "Caso não haja imprevistos, creio que as obras terminarão antes do prazo formal estipulado em contrato, ou seja, em dezembro", disse o superintendente da Infraero. Ao todo, serão investidos R$ 10,7 milhões. A ordem de serviço havia sido assinada no dia 24 de agosto por meio da Superintendência Regional do Norte da Infraero e a empresa responsável pelos serviços é a maranhense EP Engenharia Comércio e Representações LTDA.
A obra incluirá reestruturação espacial, recuperação do telhado, climatização, fechamento do meio-fio na parte externa, mudança no design e adequações internas, como na disposição das lojas e do check in. Somente o telhado levará 330 toneladas de aço, que já estão sendo projetadas para o local.
Mais
Ontem, O Estado teve acesso ao local onde ocorrem os serviços, e verificou a conclusão da primeira etapa da obra, que previa a sustentação do telhado por meio de fixação de pilares de aço. Do lado de fora, pelo menos 20 operários trabalhavam para ampliar o local de isolamento da obra, com a colocação de novos tapumes (compensados). Segunda-feira, guindastes serão utilizados para a retirada de parte do telhado do terminal de passageiros.
O contrato com a empresa V3 de Tocantins, responsável por implantar as novas estruturas nas áreas de embarque e de saguão, tem duração de 1 ano, mas poderá ser cancelado no momento em que as obras no terminal de passageiros forem concluídas. A empresa receberá o equivalente a R$ 140 mil por mês da Infraero pelos serviços.

Nenhum comentário:
Postar um comentário