quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Empresas demonstram interesse no Distrito Industrial de Ribamar


Cutrim participou do encontro com representantes das empresas e da Vale. Foto: Willian Tindale

Cutrim participou do encontro com representantes das empresas e da Vale. Foto: Willian Tindale

Representantes de empresas fornecedoras da Vale, maior mineradora do mundo, demonstraram interesse em se instalar no Distrito Industrial que será implantado pelo Governo Roseana Sarney no município de São José de Ribamar.


A informação foi confirmada durante reunião, realizada nesta quarta-feira (14), entre o prefeito Gil Cutrim (PMDB) e os representantes Gentil de Abreu Júnior (empresa Aubert Engrenagens e Redutores), João Duarte Sobrinho (ADDN), Bruno Pretti Chieppe (VIX do Grupo Águia Branca) e Cláudio Castañon (PHBSE).
Também participaram do encontro o gestor de Categoria e Manutenção da Vale, Rodrigo Leite; o superintendente da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Ubiratan da Silva; além dos secretários municipais Eudes Sampaio (Receita e Patrimônio Público Imobiliário), Fredson Froz (Governo) e Rodrigo Valente (Planejamento, Administração e Finanças).
O Distrito Industrial de São José de Ribamar, que será implantado em uma área localizada na região da Sede do município, é visto pelo Governo do Estado, e também pela Prefeitura, como um importante projeto que trará mais desenvolvimento econômico com milhares de novas oportunidades de trabalho, melhoria da renda da população, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento da Grande Ilha de São Luís.


Ele será direcionado para indústrias limpas e de pequeno e médio porte, como também para centros de distribuição de grandes redes de supermercados e atacadistas, com foco no mercado da Região Metropolitana.
As empresas Aubert Engrenagens e Redutores, ADDN, VIX e PHBSE prestam serviços à Vale no segmento de manutenção de equipamentos mecânicos. Seus representantes, assim como Rodrigo Leite, conheceram à área onde o Distrito será instalado e receberam, durante a reunião, informações técnicas sobre a sua viabilidade.
Atualmente, os serviços de manutenção de equipamentos mecânicos da mineradora são feitos nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte e a instalação, na Grande Ilha de São Luís, de empresas que prestam os referidos serviços, segundo entendimento da própria Vale, diminuirá custos e contribuirá com o desenvolvimento da região, através, por exemplo, da geração de milhares de novos postos de emprego.
“O projeto [do Distrito] é muito bom, visto que, zela pela implantação de indústrias e empresas limpas, que preservam o meio ambiente. Além disso, São José de Ribamar é uma cidade muito bem organizada administrativamente e que possui uma localização geográfica privilegiada, que a coloca próxima dos principais pontos de escoamento de produção, como o Porto do Itaqui, e de grandes empreendimentos, como a própria Vale e a Refinaria Premiu, que entrará em funcionamento daqui a alguns anos”, avaliou Gentil de Abreu Júnior.
Ubiratan da Silva também ressaltou as potencialidades do município para receber novos empreendimentos industriais. “Outro ponto positivo é que, em breve, grandes obras, como a Avenida Metropolitana, serão executadas e contribuirão no sentido de aperfeiçoar, cada vez mais, as operações feitas no Distrito”.
Gil Cutrim afirmou que o Distrito Industrial de São José de Ribamar, a exemplo das muitas políticas públicas executadas por sua administração, contribuirá com o processo de desenvolvimento do município, oferecendo aos ribamarenses novas oportunidades de emprego.
“São José de Ribamar, em função do seu crescimento econômico, já necessita de uma área para instalação das centenas de indústrias que virão para o Estado nos próximos anos. A implantação do Distrito Industrial está prevista no nosso Plano Diretor e é um projeto muito bem pensado e que objetiva oferecer melhores condições de vida e novas oportunidades aos ribamarenses”, disse.
Terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, segundo dados recentes do IBGE, São José de Ribamar, hoje, possui uma das economias que mais cresce no Estado e, devido às políticas públicas eficientes implantadas pelo Governo Municipal, tornou-se referência administrativa, já tendo sido visitada por diversos gestores públicos, do Maranhão e de outros Estados, interessados em copiar ações nas áreas da educação e de produção de alimentos, por exemplo.

Nenhum comentário: