Foto: Biné Morais/O Estado
Diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho disse que novo porto vai ser no município de Bacabeira
SÃO LUÍS – Já está em andamento na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), um projeto de construção de um novo porto no Maranhão. O novo porto será no município de Bacabeira. Segundo o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, os estudos técnicos iniciais para a viabilidade da obra já foram feitos. “Um estudo de viabilidade técnica já foi realizado e foi identificado que existem condições de fundura suficientes para que os navios cheguem até lá. Vai ser preciso fazer uma dragagem num determinado trecho, mas teremos um terminal portuário no Estado muito eficiente”, afirmou.
De acordo com Fernando Fialho, outro projeto que já está em andamento na Agência Nacional de Transportes Aquaviários é o de trazer para o Maranhão um estaleiro de reparos. “Estive recentemente participando de uma reunião com o Sindicato dos Estaleiros do Brasil (Sinval) e as condições são as melhores possíveis. O Maranhão recebe por ano cerca de 1200 navios, quando a Refinaria de Petróleo estiver em pleno funcionamento nós vamos receber mais de três mil navios aqui no Estado. Toda essa demanda vai viabilizar o funcionamento do estaleiro”, acrescentou Fernando Fialho.
Com relação a ampliação do Porto do Itaqui, o diretor-geral da Antaq informou durante a entrevista concedida a Rádio Mirante AM que toda a área do entorno do porto precisa ser regulamentada. “Sem a mudança do terreno de zona rural para zona industrial nós corremos um sério risco de perder investimentos. A área que fica entre o Porto do Itaqui e o Rio dos Cachorros tem 4500 mil hectares, preservando um espaço para as comunidades locais ainda restariam 2500 mil hectares que poderiam ser aproveitados para a construção de indústrias. Isso é do tamanho da retroárea do Porto de Suape, em Pernambuco”, continuou Fernando Fialho.
Outro ponto considerado importante é a construção de um terminal de contêineres dentro do Porto do Itaqui. “Temos espaço para isso. E há um projeto de planejamento para essa ampliação que foi deixado ainda na minha gestão na Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)” finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário