Até o fim do ano, o Maranhão irá promover as mudanças necessárias para garantir a melhoria do sistema da educação básica, a partir do diagnóstico elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A previsão foi feita pela consultora do Programa, Liliane Marchiorato, em reunião realizada com a comissão executiva do projeto de cooperação técnica firmado entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC) e PNUD.
Participaram da reunião de trabalho o secretário adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva, a superintendente de Educação Básica, Leuzinete Pereira, e demais técnicos que coordenam as ações do projeto na Seduc.
Estratégias - Durante a reunião, foram discutidas estratégias para fortalecer a avaliação do trabalho, que está sendo desenvolvido ao longo das etapas do projeto. O encontro faz parte do processo de acompanhamento realizado pela consultoria do PNUD.
Além disso, serão realizadas reuniões com as equipes que estão elaborando as propostas de mudança, para acompanhamento de etapas como: estudos dos marcos regulatórios e coleta de dados para efetivação do diagnóstico de cada ação, referentes às dimensões de gestão educacional, formação inicial e continuada de professores e profissionais de serviços educacionais, práticas pedagógicas e avaliação, infraestrutura educacional e recursos pedagógicos.
A consultora do PNUD, Liliane Marchiorato, disse que o Maranhão registrou um expressivo avanço nas duas primeiras etapas do projeto para promover as ações de melhorias na educação básica. Ela informou que esta semana será concluída mais uma das cinco etapas que devem ser fechadas até o fim do ano.
Ontem, as equipes envolvidas voltaram a se reunir para avaliar as ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais do Maranhão. Durante o evento, será discutido o andamento das ações e também haverá a distribuição de novas atividades, além do necessário acompanhamento a cada grupo de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário