sábado, 25 de junho de 2011

Noite de sexta-feira nos arraiais é marcada pela mistura de sotaques

Noite de sexta-feira nos arraiais é marcada pela mistura de sotaques

Leandro Santos
Da equipe de O Estado

Na noite de sexta-feira, o Maranhão mais uma vez deixou claro por que possui um dos São João mais bonito de todo o Brasil. Nos vários arraiais espalhados pela cidade, diversas atrações embelezaram a noite de São João com uma mistura de brilhos, sotaques e muita alegria. Quem foi aos locais da festança não se arrependeu do que viu.
No Arraial Viva do bairro da Vila Embratel, o público prestigiou as diversas atrações que fazem do São João do estado um dos melhores do país. Quando o Boi de Orquestra de Tajaçuaba começou a se apresentar no local, era impossível não ver a empolgação nos rostos e brilho de admiração nos olhos das pessoas que assistiam ao espetáculo. Os 11 anos de existência do grupo foram justificados pela apresentação. Com diversos instrumentos de sopro e cordas, como saxofones, clarinetes e banjos, característicos do sotaque de orquestra, o grupo levou para o Viva da Vila Embratel uma coreografia que contagiou o público .
No Arraial do Parque Folclórico do bairro Vila Palmeira, a diversidade de cores e sotaques, característicos do período junino, também se fazia presente. Antes mesmo da festança começar, em cada ponto do Parque Folclórico da Vila Palmeira, a cadência das matracas, zabumbas e orquestras, em uma mistura harmoniosa, era um anúncio de que naquela noite seria realizado um espetáculo.
Para a professora Maria do Socorro Luz, a mistura de sotaques do bumba meu boi é o que mais a anima. “É essa mistura de cores e sotaques que eu mais gosto no São João daqui, que para mim é um dos melhores do país”, afirmou, empolgada.
Turismo - Os festejos juninos do Arraial da Vila Palmeira não atraíram apenas maranhenses. No local, turistas vindos de várias partes do Brasil também foram prestigiar a verdadeira mistura de sotaques que caracteriza o São João do Maranhão. Exemplo disso foi o casal Anna Maria Sousa e Vinicius Sousa, que vieram da cidade de Rio Branco, no Acre, apenas para conhecer o São João do estado. “Essa é a primeira vez que nós estamos aqui no Maranhão e já pretendemos voltar outras vezes”, disse Vinicius Sousa.
Por volta das 21h, uma espetacular queima de fogos deu início às apresentações no Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira. Como de costume, um verdadeiro cortejo junino formou-se no local com os grupos que iriam se apresentar naquela noite e deram uma volta ao redor do Parque Folclórico. Na frente do cortejo estava o Boizinho Encanto da Madre Deus, formado por crianças de até 10 anos de idade. Apesar da pouca idade, as crianças integrantes do grupo já mostravam uma grande desenvoltura e dançavam com empolgação o ritmo do São João. Logo atrás, vinha o Boi da Vila Passos, um dos mais tradicionais da cidade, seguido também por vários outros grupos juninos.
Como parte da programação do Arraial da Vila Palmeira, na noite de sexta-feira ainda se apresentaram no local o Boi de Ribamar de Matraca, o Boi de Palha, o Boi Brilho da Juventude, o Boi Rama Santa e o cantor Mano.
Na Madre Deus, conhecido como bairro da cultura maranhense, palco de diversas manifestações culturais, por causa das atividades artísticas lá existentes, a festança junina também animou o público. Na Praça da Saudade, a apresentação do tradicional Boi Brilho da Ilha encantou a todos, fazendo jus aos seus 19 anos.
No local, a presença infantil foi bastante notada. A funcionária pública Helena Barbosa levou os seus dois filhos para prestigiar um pouco da rica cultura maranhense. “É sempre bom trazer nos filhos para eles já terem uma noção de como é bonita a cultura do Maranhão”, disse.
Já no Arraial da Lagoa da Jansen, idealizado pela Liga Independente do Bumba meu boi do Maranhão, com apoio do Governo do Estado, uma das principais atrações do dia foi o Boizinho Barrica. Para o advogado Pedro Santana, os festejos juninos já vão deixar saudade. “Gostei muito de todas as apresentações que vi. Já começo a sentir saudade delas”, ressaltou.

Nenhum comentário: