O desfile da Beija-Flor de Nilópolis no Carnaval 2012 pode ganhar os tons da batucada maranhense. É que a agremiação, cujo enredo será “São Luís - O poema encantado do Maranhão”, vai realizar na Ilha uma eliminatória do concurso para escolha do seu samba. As inscrições já estão abertas na Secretaria de Estado da Cultura (Secma). A disputa musical está prevista para acontecer na segunda quinzena de agosto.
A etapa a ser realiza na Ilha de São Luís corresponderá a uma semifinal do concurso, da qual sairão três compositores classificados para a disputa da final no Rio de Janeiro. Membros da Comissão de Carnaval da escola virão ao Maranhão para participar do julgamento dos sambas concorrentes.
“Com essa decisão, a Beija-Flor comprova seu encantamento pelo que encontrou no nosso estado. A escola não só está pedindo emprestada a nossa riqueza para levar à Sapucaí como está abrindo espaço para que um de nossos compositores, que não são poucos, possa chegar a cantar essa riqueza no Carnaval carioca”, declarou o secretário de Cultura Luís Henrique Bulcão.
Os compositores interessados devem se dirigir à Superintendência de Ação e Difusão Cultural (Sadc) da Secma. A sinopse (briefing) do enredo está disponível no site da escola (www.beija-flor.com.br) e no portal do Governo do Estado (www.ma.gov. br) nas versões texto e vídeo.
A proposta de realização de uma semifinal no Maranhão foi sugerida pelo secretário Luís Bulcão e pelo superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Wellington Reis, durante a apresentação do enredo, no início do mês, na quadra da escola. A aceitação da diretoria da agremiação foi confirmada na semana passada.
“O estado tem bons compositores e estamos confiantes nos nossos talentos. Será também uma boa oportunidade para mostrar a musicalidade do Maranhão, berço de expoentes da música brasileira, como João do Vale e Catulo da Paixão Cearense, num evento de abrangência mundial, que é o desfile das escolas no Rio de Janeiro”, destacou Wellington Reis.
Na noite da apresentação do enredo, dia 1º deste mês, o presidente da Beija-Flor, Nelson Alexandre Senas, o Elsinho David, demonstrou o interesse de ter a presença de maranhenses no concurso. “Todos podem participar. Os compositores terão um mês e meio para apresentar o samba enredo à escola. As eliminatórias começam em agosto e a final deve ser no dia 11 de outubro”, detalhou Elsinho David.
São Luís é tema da escola de Nilópolis
O enredo da Beija-Flor, “São Luís - O poema encantado do Maranhão”, é uma homenagem aos 400 anos de São Luís, a serem celebrados em 2012. Na avenida, a escola homenageará a capital maranhense, enfocando desde os primórdios da fundação francesa (em 1612), passando pelo título de Athenas Brasileira (pela efervescência da produção literária) até chegar à denominação de Jamaica Brasileira (garantida pela influência do reggae na cidade).
Para a construção da sinopse do enredo, uma equipe da escola, encabeçada pelo diretor de Carnaval, Luís Fernando do Carmo, o Laíla, e pelo carnavalesco Fran-Sérgio, esteve na capital maranhense para realizar pesquisa. Durante o trabalho, eles fizeram visitas a espaços culturais e conheceram um pouco mais sobre a religião, culinária, artesanato e misticismo que rondam as histórias da cidade.
Uma comissão de personalidades foi formada para dar subsídio à pesquisa e apresentar aspectos diferenciais da cultura maranhense. Entre os participantes, o pesquisador Sebastião Duarte; o teatrólogo Aldo Leite; os carnavalescos Miguel Veiga e Chico Coimbra; o produtor cultural José Pereira Godão; os cantores Roberto Brandão, Sergio Habibe, Mano Borges, Betto Pereira; e o coordenador do Grupo Gdam, Cláudio Adão.
A agremiação
A escola Beija-Flor, que defende as cores azul e branco na avenida, foi fundada em 25 de dezembro de 1948, durante as comemorações do Natal. Na data, um grupo formado por Milton de Oliveira (Negão da Cuíca), Edson Vieira Rodrigues (Edinho do Ferro Velho), Helles Ferreira da Silva, Mário Silva, Walter da Silva, Hamilton Floriano e José Fernandes da Silva decidiu criar um bloco carnavalesco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário