sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bois, quadrilha e forró em noite junina no Basa Clube

Bois, quadrilha e forró em noite junina no Basa Clube


Os bois de Morros e Meu Tamarineiro são duas das principais atrações do arraial que o Banco da Amazônia realiza hoje, às 21h, no Basa Clube (Calhau). O projeto junino, que já acontece há vários anos, tem caráter beneficente e os ingressos podem ser trocados por alimentos não perecíveis na sede da superintendência do banco (Praça Pedro II) ou no local do evento. O resultado da arrecadação será destinado às instituições assistenciais cadastradas pelo Basa.
Com indumentárias novas, recentemente apresentadas em um desfile, o bumba meu boi de Morros este ano vem ainda mais exuberante. Exibindo penas coloridas, muitos brilhos oriundos de peças bordadas com canutilhos e miçangas, a manifestação, originária do município de Morros, mas há muitos anos radicada em São Luís, tem inovado em vários aspectos quando o assunto são as vestimentas e as coreografias do boi. Além disso, chamam a atenção do público as belas índias e índios que formam o cordão da brincadeira.
Sob a “batuta” do amo Lobato, que com seu maracá comanda a orquestra e canta as toadas, a manifestação, representante do sotaque de orquestra, traz este ano coreografias inéditas, elaboradas especialmente para este São João. No cordão estão, além das índias e índios, vaqueiros, caboclos de fita e, claro, o boizinho, cujo couro traz bordados elementos referentes ao Maranhão.
O boi Meu Tamarineiro é da cidade de São José de Ribamar e também é representante do sotaque de orquestra. O grupo, que reúne 110 integrantes, tem como cantador principal Osvaldo Preto. Fundado em 1972, este ano, a manifestação realiza o lançamento de seu mais novo CD, gravado este ano. Ao todo, o grupo tem sete álbuns gravados e diversos vinis.
O CD mais recente reúne 11 faixas, todas compostas pelo amo do boi. “Nosso boi tem tradição e queremos manter isso. Sabemos que muitos grupos têm trazido novidades e também estamos fazendo isso, mas com muito cuidado, porque não queremos perder nossas raízes”, diz o presidente da manifestação, Soismael Ramos.
Programação – Além do carro-chefe do arraial, que são os grupos de bumba meu boi, o terreiro receberá ainda outras atrações. Uma delas é a quadrilha formada por integrantes do coral Ângelo Vox, que farão uma apresentação criativa e animada.
Outra atração da noite será o grupo Revelação. Proveniente do município de Carutapera, o grupo, todos os anos, marca presença no arraial do Basa. Vindos a São Luís especialmente para a festança, o grupo representa a cultura de seu município por meio de música, dança e teatro. O espetáculo, que inclui coreografias e texto teatral não foge à regra e narra todas as belezas das festas juninas no Maranhão.
Abrindo o leque cultural junino, o arraial guarda espaço para o bom e velho forró pé de serra. Esta noite, ele será comandado pelo grupo Chá de Catuaba. No repertório, o melhor de compositores como Luiz Gonzaga, João do Vale, Dominguinhos, além de composições do próprio grupo. Quem for ao arraial também poderá se deliciar com o cardápio, preparado com o melhor da culinária típica.

Nenhum comentário: