Boi de Axixá agita arraial
As mulheres serão as grandes homenageadas por um dos grupos folclóricos mais marcantes e tradicionais do Maranhão. O Boi de Axixá, que hoje se apresenta na abertura do Arraial da Liga Independente dos grupos de Bumba meu boi do Maranhão, ou Arraial da Lagoa, montado na Lagoa da Jansen, cantará no terreiro o tema “Mulher: poder de encanto nas toadas do Boi de Axixá”. A apresentação está prevista para as 20h. A programação no arraial começa às 19h.
Com um batalhão formado por 120 integrantes, O Boi de Axixá destacará cinco personalidades femininas: a cantora Alcione, a governadora Roseana Sarney, a folclorista Dona Zelinda Lima, a presidente Dilma Rousseff e a saudosa médica Maria Aragão. Elas estão representadas no couro do boi, que traz também a figura do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad - idealizador da Lida Independente dos grupos de Bumba meu boi do Maranhão.
Homenagem - Segundo Leila Naiva, presidente da manifestação folclórica, o grupo está homenageando pessoas que são e foram importantes para o Maranhão e para o Brasil, entre elas a governadora Roseana Sarney, responsável pela revitalização das festas de São João no Maranhão. “Não poderíamos nos esquecer de homenagear também os homens, por meio do secretário Ricardo Murad, que é uma pessoa dedicada ao nosso folclore e um grande incentivador. Foi dele a ideia do Arraial da Liga e é alguém que está sempre de braços abertos para nos receber”, disse.
O material das indumentárias, marcadas pela riqueza de detalhes, foram comprados parte em São Luís e parte em São Paulo. De acordo com a presidente, uma das prioridades do Boi é manter a tradição, inclusive na confecção das roupas. Os chapéus de fita, por exemplo, já em desuso por alguns grupos folclóricos, são mantidos em Axixá.
“São elementos que contribuem para um efeito visual belíssimo e fazem parte da nossa tradição. Há grupos que não querem mais usar as fitas, ou as usam em tamanhos reduzidos, mas não concordamos com isso”, frisou Leila Naiva.
A indumentária, confeccionada nas cores verde-limão, rosa, amarelo-canário, lilás, preto, azul e laranja, é usada por 40 índias, 30 vaqueiros campeadores, amos e músicos da orquestra. No palco, estarão os cantadores Donato Alves e Régis Marques. O Boi de Axixá, que tem 52 anos de história no folclore maranhense, fundado em 1959, está com a agenda concorrida para o São João deste ano. São dezenas de apresentações em eventos particulares, públicos e também em terreiros de cidades do interior do Maranhão.
O grupo desloca-se aos terreiros por meio de dois grandes ônibus e auxílio de carros particulares. As apresentações prosseguirão até o mês de julho. O Boi está bailando ao som das novas toadas, compostas especialmente para o São João deste ano. No total, são 13 toadas.
Arraial – A programação no Arraial da Liga Independente dos grupos de Bumba meu boi do Maranhão se estenderá até o dia 29 de junho, com apresentação de 32 agremiações folclóricas e cantores maranhenses. O espaço congrega 25 barracas juninas, incluindo 10 restaurantes. O projeto foi criado com a missão de manter viva e vibrante a brincadeira do bumba meu boi, considerada a maior expressão folclórica do Maranhão. Além do Boi de Axixá, se apresentarão hoje os grupos Piaçaba, Boi de Leonardo e Boi da Floresta, Boi de Nina Rodrigues e Boi da Maioba, além de shows com os cantores Papete e Betto Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário