Wilson Lima
Da equipe de O Estado
Segundo os dados da Infraero, entre os meses de janeiro e abril deste ano, o número de passageiros que embarcaram ou desembarcaram em São Luís foi 44,59% superior ao volume registrado em 2010. Apenas o aeroporto de Teresina apresentou variação do fluxo de passageiros maior que São Luís no período: 46,9%.
Entre janeiro e abril de 2011, um total de 570.984 usuários passou pelo aeroporto de São Luís, frente a 394.880 do mesmo período do ano passado. Um crescimento absoluto de 176 mil passageiros. Em Teresina, a variação foi de 226 mil passageiros, no primeiro quadrimestre do ano passado, para 333 mil entre janeiro e abril de 2011. Um aumento de 106 mil passageiros entre esses dois períodos.
O ano de 2011 tem sido de recordes no aeroporto de São Luís. Os dados referentes também amaio registram um volume total de 712.697 passageiros que embarcaram ou desembarcaram no aeroporto da capital - um crescimento médio de 45,63%.
Os dados da Infraero mostram que o terceiro aeroporto que mais cresceu no primeiro quadrimestre de 2011 foi o de Campo Grande (MT), que registrou variação de 40,3% no volume de passageiros em comparação com o mesmo período do ano passado. Dos 31 aeroportos que operam em capitais brasileiras, apenas três apresentaram crescimento no volume de passageiros entre janeiro e abril, superior a 40%.
Ainda na lista dos aeroportos que mais cresceram, estão os de Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Goiânia (GO) e João Pessoa. Em Porto Velho, o fluxo de passageiros no primeiro quadrimestres cresceu 39%; em Boa Vista, 30%; em Goiânia, 26% e na capital da Paraíba 25%. Além destes, Curitiba, Palmas, Cuiabá, Vitória e Porto Alegre registraram crescimento do fluxo de passageiros em patamares superiores a 20%.
Mais
Entre os maiores aeroportos do Brasil, o de Guarulhos registrou crescimento de 15% no fluxo de passageiros no primeiro quadrimestre desse ano; o Galeão, no Rio de Janeiro, cresceu 19,3%; Confins, que serve Belo Horizonte, teve aumento do fluxo de passageiros da ordem de 17%, e Congonhas (SP) e Santos Dumont (SP) registraram crescimento de 13%. Apenas um aeroporto praticamente não registrou aumento no fluxo de passageiros entre janeiro e abril: o de Rio Branco (AC). Na capital acreana, a variação do fluxo de passageiros foi de 0,5%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário