quinta-feira, 19 de maio de 2011

MPX vai construir nova termoelétrica no interior do Maranhão



Ernesto Batista
Publicação: 19/05/2011 08:32

O maquinário das duas usinas termoelétricas que a MPX Parnaíba planeja construir em Santo Antônio dos Lopes já foram adquiridas e a empresa está estudando a aquisição de um terceira turbina. Segundo o presidente da MPX Itaqui, Edio Rodenheber, cada uma das turbinas terá capacidade de gerar 360 megawatts por hora e queimarão gás natural extraído nos poços da OGX, em Capinzal no Maranhão.

“A licença de instalação já foi liberada e já fizemos a aquisição do maquinário. Deveremos participar do leilão A-3 de energia”, disse Rodenheber. Isso quer dizer que a empresa terá que entregar energia gerada por esta nova planta termoelétrica em 2014.

Ao contrário da usina termoelétrica MPX Itaqui, que queimará carvão mineral, a usina de Santo Antônio dos Lopes, irá queimar gás natural. “O sistema de queima da nova usina é o Braiton, cuja queima é feita diretamente na turbina á gás. Já aqui em São Luís o sistema é ranquin, que queima carvão em uma caldeira, gerando vapor que é injetado na turbina que, ao girar, movimenta um gerador de energia elétrica", explicou o executivo.

As máquinas da nova termoelétrica serão fabricadas pela General Eletrics, uma empresa norte americana, e levará dois anos para ser entregue e montada. A obra está prevista para começar em junho e deverá custar R$ 850 milhões. Juntas as três turbinas deverão gerar 1080 megawatts, energia suficiente para sustentar uma cidade com 4 milhões de habitantes.

Rodenheber disse ainda que deverá usar mão de obra maranhense para fazer a nova termoelétrica. “Temos gente treinada que trabalhou na construção da MPX Itaqui. A idéia é usar esta mão de obra que já está treinada para fazer a usina da Bacia do Parnaíba”, contou.

Reserva
A OGX e a MPX declararam nesta semana dos poços perfurados no Bloco PN-T-68, localizado em Capinzal, no lado maranhense da Bacia do Parnaíba. Os planos de desenvolvimento das acumulações Califórnia e Fazenda São José foram submetidos pela OGX Maranhão à aprovação da ANP e encontram-se sob análise.

As referidas acumulações serão os primeiros campos de gás natural da OGX Maranhão, que estima que a produção alcance 5,7 milhões de metros cúbicos por dia já em 2013, o que corresponde a uma produção total de 1,1 trilhões de pés cúbicos de gás.

A subsidiária da OGX e MPX solicitou à agência que a acumulação Califórnia receba a denominação de Campo de Gavião Azul e a acumulação Fazenda São José deverá ser denominada de Campo de Gavião Real.

Nenhum comentário: