sexta-feira, 27 de maio de 2011

Locomotivas da Ferrovia Carajás são desembarcadas no Itaqui

 

A duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), administrada pela Vale, é um empreendimento que tem ocasionado frequentes operações no Porto do Itaqui. Um dos exemplos dessa constante movimentação foi o descarregamento de um conjunto completo de locomotivas ocorrido na segunda-feira (23), no berço 103, com suporte da empresa Pedreiras Transportes.

As cinco locomotivas, cada uma com dois trucks (material rodante), pesam juntas mais de 900 toneladas. Pelo tamanho das peças, foi necessária uma infraestrutura especial para a retirada da carga do navio Industrial Egret, de bandeira de Antíqua e Barbuda, que atracou às 23h46 de domingo (22) no porto maranhense. O navio tem 140 metros de comprimento e 20 metros de largura.

"O porto tem capacidade e instalações especiais para fazer essa operação. Para isso, são disponibilizados trilhos ferroviários ao longo do berço 103 para a recepção das locomotivas, que é um tipo de carga diferenciada em razão das dimensões", explica Gustavo Lago, responsável da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) pelas operações no Itaqui.

Segundo o gestor, esse tipo de operação não pode ser realizada durante a noite. Por isso, a primeira madrugada de atracação do navio foi utilizada para o desembarque dos trucks. As locomotivas foram descarregadas durante o dia, com o uso dos guindastes de bordo especiais.


Crescimento - As operações com carga geral estão crescendo no Porto do Itaqui este ano. Um dos indicativos são as indústrias em instalação ou expansão no Maranhão, que importam pelo porto insumos ou equipamentos para as obras. Outro indicativo: novos investidores e cargas que começaram a ser operadas este ano no porto, a exemplo do cimento, malte (para cervejarias), contêineres e clínquer (insumo da indústria do cimento). De janeiro a abril deste ano, o acumulado de carga geral já é de 52,1 mil toneladas, uma diferença de 32 mil toneladas, 163% maior que as 19,81 mil toneladas movimentadas no mesmo período do ano passado.

Cada locomotiva pesa em média 183 toneladas. Esta é a segunda vez este ano que o Itaqui recebe locomotivas para a Ferrovia Carajás. Em abril, sete maquinários foram descarregados, também no berço 103. O maquinário foi trazido no navio Industrial Fighter, de bandeira de Antíqua de Barbuda, vindo de Norfolk, no estado de Virgínia, costa leste dos EUA. A embarcação tem 154 m de comprimento, 24 m de largura e 7 m de calado (medida que vai da linha d´água até o fundo do navio).

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