sábado, 2 de abril de 2011

Safra 2011 de milho empolga produtores no sul do estado

 


Safra 2011 de milho empolga produtores no sul do estado

Na região sul do Maranhão, os produtores rurais vivem a expectativa de uma safra recorde de milho em 2011. Aprevisão é colher 660.778 toneladas, a partir de 372.286 hectares plantados, registrando um aumento de 22,84% no rendimento médio do período, passando de 1.445 kg/ha, no ano passado, para 1.775 kg/ha nesta colheita.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2006, a cultura do milho ocupou, no Maranhão, uma área de aproximadamente 12,9 milhões de hectares, e foi responsável por uma produção de cerca de 41,3 milhões de toneladas de grãos.
Em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de milho no verão chegou a 527.267 toneladas no estado, produzida em 371.656 hectares plantados.
Os números crescentes têm empolgado os produtores rurais locais, que investem cada vez mais em áreas plantadas com o cereal. “Sabia que tínhamos uma produção de milho significativa, mas não imaginava quantos investimentos nesta cultura tem sido feitos nos últimos anos. Nas plantações, vi produtos com alta qualidade e potencialmente comerciais”, ressaltou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, que visitou recentemente fazendas produtoras de milho no sul do estado.
Balsas - Na Região de Gerais de Balsas, por exemplo, as lavouras de milho têm dividido espaço com as de soja, seja no plantio paralelo, ou na rotação de culturas, muito comum nas propriedades locais.
Um dos grandes grupos empresariais instalados na região, a Weisul Agrícola, mantém quase 2 mil hectares de milho, safrinha e 900 ha de milho no verão em suas fazendas Catuaí Verde e Catuaí Norte. “Rotacionamos o milho com a produção de soja, nosso principal negócio”, explicou o gerente de Operações e Financeiro, Paulo Cristiano Kovalski.
Outro empreendimento que costuma intercalar as lavouras é a SLC Agrícola, que mantém a Fazenda Planeste, também no sul do Maranhão. “Nosso foco tem sido o algodão, mas costumamos rotacionar essa cultura com soja e milho nas entresafras”, detalhou o gerente Financeiro da SLC, Rodrigo Machado Gelain.
A qualidade dos produtos provenientes das lavouras maranhenses já chamou a atenção de outros estados. A Fazenda Cajueiro, em Balsas (MA), destaca-se pela produção de sementes de soja, feijão caupi e três variedades de milho, e costuma abastecer os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Amapá e Roraima.
“Por dois anos, abastecemos regularmente também o mercado da Venezuela. Estamos negociando novo contrato de fornecimento para esse país”, explicou o gerente administrativo, Daniel Ângelo Grolli. Além das sementes, a fazenda produz uma média de 80 sacas/ha de milho por safra.

Mais


No Brasil, a produção de milho acontece em duas safras. A primeira é chamada de safra verão, e os plantios acontecem durante o período chuvoso, que no caso do Nordeste acontece nos primeiros meses do ano. A segunda safra dá origem ao milho safrinha ou de sequeiro, plantado logo depois a colheita da soja precoce.

Nenhum comentário: