quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto da Via Expressa de São Luís é apresentado pela Sinfra. Obras deverão começar em julho



Ronaldo Rocha
Da equipe de O Estado

Orçada em R$ 102.217.316,61 milhões, a obra que prevê a construção da Via Expressa, que ligará a Avenida Carlos Cunha às avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche (Maranhão Novo) foi apresentada ontem pelo Secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Max Barros. A via receberá a implantação de 7.370,96m de malha pavimentada e terá um total de 9.795,96m de extensão. O edital para a licitação do segundo lote do empreendimento será lançado até a próxima semana e a previsão é de que os serviços comecem em julho. A obra deverá ficar pronta em julho de 2012, para ser inaugurada oficialmente no aniversário de 400 anos de São Luís.
O edital de licitação do primeiro lote foi publicado quarta-feira, dia 20, e o segundo lote deve ter o edital publicado já na próxima sexta , dia 29.
Segundo Max Barros, a divisão da obra em lotes visa dar mais agilidade à execução dos serviços, uma vez que a expectativa é de que a Via Expressa seja entregue no aniversário dos 400 anos de São Luís. “Serão três lotes, mas com obras realizadas simultaneamente. Haverá três frentes de trabalho para que o serviço seja concluído o mais rápido possível”, explicou o secretário.
De acordo com o secretário, a Via Expressa, que receberá cinco pontes sobre áreas de mangue, ao longo de sua extensão, terá o objetivo de desafogar as avenidas Jerônimo de Albuquerque e a dos Franceses, principal via de acesso ao bairro Alemanha. "Além dos dois viadutos, a via expressa receberá alças, o que tornará dispensável a criação de rotatórias e a implantação de sinais. Portanto, a via viabilizará um fluxo regular de veículos", afirmou.
O projeto, segundo o titular da Sinfra, inicia-se no bairro Renascença, passando pela Avenida Jornalista Ribamar Bogéa, Monções e Avenida III, Sousa Rangel, sobrepõe a Avenida Darci Ribeiro, cruza a Avenida Carlos Cunha e segue em seção plena até a Avenida Daniel de La Touche. "É uma das obras mais importantes do governo Roseana Sarney, visando aos 400 anos de São Luís. Ainda há o projeto da Ponte do IV Centenário e da Via Metropolitana", garantiu o secretário.
Ele afirmou que o projeto de impacto ambiental já está sob a avaliação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e que uma audiência pública para tratar sobre o assunto está agendada junto ao Ministério Público, para a próxima semana. "Estamos tratando com seriedade a questão de impactos, tanto que construiremos cinco pontes sobre as áreas de mangues, para que haja a preservação desses espaços", explicou.
No que diz respeito às desapropriações previstas, o maior quantitativo, segundo o secretário, está em terrenos vazios. "Já temos um projeto que trata com exclusividade desse tópico. Estamos fazendo um convênio com a Caixa Econômica, que é o órgão oficial, para fazer a avaliação mais precisa, com o intuito de que as pessoas recebam os recursos justos e merecidos por suas propriedades", disse.
A Via Expressa terá uma largura total de 32,75m. Cada via (mão e contramão) com 2x10,50m será construída com três faixas de fluxo contínuo. O canteiro central terá 1x4 m, a via de passeio 2m e a ciclovia 2,70m de largura. Haverá, para o empreendimento, a restauração de vias urbanas de 2.425m.
Engloba a concepção do empreendimento, um projeto geométrico; projeto de pavimentação; projeto de interseção; projeto de obras-de-arte especiais; desapropriação e iluminação pública.

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