terça-feira, 12 de abril de 2011

Município de Ribamar será transformado em pólo regional de saúde


Ricardo Murad e Luis Fernando com prefeito Gil Cutrim


Como parte das ações de regionalização e modernização da rede estadual de saúde, o município de São José de Ribamar será sede de um dos pólos regionais de atendimento à saúde de média complexidade, que estão sendo implantados pelo governo Roseana Sarney.
A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, durante encontro com o prefeito Gil Cutrim (PMDB) nesta segunda-feira (11). Murad visitou São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, segundo dados recentes do IBGE, atendendo convite do próprio Cutrim e do ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Luis Fernando Silva.
Acompanhado de Gil Cutrim e Luis Fernando, o secretário conheceu o funcionamento do Hospital Municipal e as dependências da primeira Maternidade Municipal da cidade, construída com recursos próprios da Prefeitura e que será inaugurada ainda este ano.
Ricardo Murad classificou a sua ida à cidade como uma visita inicial para conhecimento da estrutura da rede municipal de saúde. “Em seguida, iremos dimensionar o volume de recursos necessários para a ampliação do atendimento. São José de Ribamar reúne todas as condições para se tornar um pólo regional de média complexidade com capacidade de oferecer assistência médica para cerca de 300 mil pessoas, demanda que inclui, além dos ribamarenses, moradores de São Luís e de municípios como Paço do Lumiar, Raposa, Humberto de Campos, Icatu e Morros”, afirmou o secretário, acrescentando que a elaboração do levantamento para identificar os municípios com potencial para transformar-se em pólos regionais foi determinado pela própria governadora Roseana.
Gil Cutrim ressaltou que a rede de saúde do município é uma das melhores do Maranhão e, com a ajuda do governo do Estado, os ribamarenses serão ainda mais beneficiados. “Nós agradecemos ao governo estadual por escolher São José de Ribamar para ser pólo regional de saúde. Vamos montar um grupo de trabalho, formado por técnicos das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, que irá elaborar as estratégias necessárias para pôr em prática essa decisão”, explicou.
Luis Fernando disse que, por determinação da governadora Roseana, participou da visita com o objetivo assegurar soluções a todas as dificuldades que possam existir no processo de transformar São José de Ribamar em um pólo regional de saúde.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, as condições para ampliação da rede de saúde do município são as melhores possíveis, uma vez que há vontade política das autoridades, a estrutura tem espaço para crescimento e os profissionais são comprometidos. “Como ribamarense e ex-prefeito, fico muito feliz em constatar que a rede municipal de saúde voltará a ter investimento do governo do Estado”, frisou.

Nenhum comentário: