sábado, 12 de março de 2011

Boi em lágrimas. Juca do Bolo foi morar no céu.

Morre o cantor e compositor Juca do Bolo, aos 50 anos




O maranhense foi vítima de um AVC. Entre as suas composições está "Coxinho foi morar no céu".

 
O cantor e compositor José Dias, mais conhecido como Juca do Bolo, morreu na madrugada deste sábado, por volta das 5h, aos 50 anos. O artista sofreu um acidente vascular cerebral e estava internado há duas semanas, no Hospital Carlos Macieira. Atualmente, Juca morava no bairro do Coroadinho. Nascido na cidade de São João Batista, Juca do Bolo já compôs músicas para vários cantores e grupos musicais, como o Boi Barrica. Ele é autor da famosa canção de homenagem a o cantador Coxinho: “Companheiros, Coxinho foi morar no céu” (gravada pelo Boi Barrica em 1992, no CD Bem Maranhão). Juca estava há cinco anos debilitado com problemas no coração e diabetes.
O velório do compositor foi durante a manhã deste sábado em sua casa. O enterro vai ser às 15h, no cemitério de Panaquatira. Entre as pessoas presentes no velório, estava o diretor artístico da companhia Barrica, o cantor José Pereira Godão. Para o cantor, a maior virtude de Juca do Bolo era a capacidade de improvisação. “Juca era um gênio do improviso. Ele poderia fazer uma música rapidamente e com muita qualidade. Ele era um compositor no estilo de João do Vale. Embora não tivesse muito conhecimento escolar e técnico da música, tinha grande sensibilidade musical, era uma pessoa muito querida”, afirmou.
Natural de São João Batista, Juca do Bolo fazia músicas que lembravam o Bumba-meu-boi do sotaque da Baixada. Ele chegou jovem ao bairro da Madre deus onde despertou sua veia artística compondo sambas e toadas. Seus maiores sucessos foram “Eu Maranhão” e “A Onça”, cantados pelo Boi Barrica, além de “Coxinho”.
Juca do Bolo era assim conhecido porque sua profissão era de vendedor de bolos na Madre Deus. Ele vendia o bolo e ainda tocava uma música batucando na bandeja para o cliente. Agora, Juca foi morar no céu ao lado de Coxinho.

Nenhum comentário: