enviar
imprimir

São Paulo - Construção de aeroportos, melhoria de estradas de acesso a cidades turísticas e restauração do Centro Histórico de São Luís. Estas são algumas das propostas de ações do Ministério do Turismo que deverão ser implementadas no Maranhão. A divulgação foi feita pelo ministro Pedro Novais durante o 17º Workshop & Trade Show CVC, que aconteceu nos dias 23 e 24 em São Paulo e reuniu 712 expositores do turismo nacional e de mais 30 países.
Segundo Pedro Novais, os projetos começarão a ser elaborados a partir do próximo mês. Para isso, está programada visita de técnicos do Ministério do Turismo ao Estado nos próximos dias. “Eles vão conhecer o setor e informar investimentos que o Maranhão necessita. Assim, iremos incrementar o turismo no local”, afirmou o ministro.
Durante a ocasião, Novais analisou a atual situação do estado e afirmou que ainda falta infra-estrutura em alguns locais para receber os turistas. “O Maranhão tem potencial turístico, mas não é bem aproveitado. O turismo é o meio de alavancar o Maranhão e estados como o Ceará e Piauí e temos que dar suporte para isso”, avaliou.
Algumas das deficiências destacadas por Pedro Novais foi o deslocamento para os pontos turísticos como as estradas que conduzem a Barreirinhas. “É muito complicado esse transporte. É um problema que existe e que precisa ser solucionar o mais rápido possível. Estamos trabalhando para isso”, ressaltou o ministro.
Para contornar os problemas, Pedro Novais propôs a construção de até dois aeroportos no Maranhão. Um deverá estar situado nas proximidades de Barreirinhas ou Tutóia. “Isso irá facilitar o deslocamento dos turistas. Se tornará mais fácil chegar aos Lençóis Maranhenses, por exemplo, e esses visitantes pouparão tempo e dinheiro”, explicou o ministro.
Outra intervenção que deverá ser feita é na capital maranhense. Conforme Pedro Novais, até o aniversário de 400 anos de fundação de São Luís – que ocorrerá em setembro de 2012 -, a cidade receberá investimentos para recuperação do patrimônio local. “Até o quarto centenário queremos ter resolvido esses problemas de São Luís. Quero ir à cidade já com tudo isso feito”, assegurou.
Sendo maranhense, o ministro relatou ainda a atenção especial que tem pelo estado. “Como maranhense, tomar essas posturas realmente irão me emocionar. O Maranhão tem evoluído bastante. A agricultura, por exemplo, cresceu muito, mas o turismo tem de ser ampliado para que haja melhor aproveitamento”, disse.
Encontro - Além do Maranhão, outros estados também serão atendidos pelos investimentos do Ministério do Turismo. O anúncio das novas perspectivas do Ministério do Turismo foram reiteradas durante a 59ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur), que também aconteceu durante o 17º Workshop & Trade Show CVC, na última quinta-feira.
Conforme o secretário de Estado do Turismo, Tadeu Palácio, o Governo do Estado irá contribuir para a reestruturação do turismo no Maranhão. “Estamos com um plano de desenvolvimento e estamos captando recursos. O Maranhão ainda pode faturar muito com o turismo e vamos dar o nosso total apoio para que isso se concretize”, relatou.
O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, considerou como um desafio consolidar o potencial turístico da capital. “Estamos tendo uma grande oportunidade de desenvolvimento e vamos aproveitar para colocar os nossos sonhos em prática”, disse o secretário.
A situação turística foi avaliada ainda pelo presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, que também ressaltou que ainda falta infra-estrutura para receber os turistas que visitam o Maranhão. “É preciso que seja oferecido suporte a esse visitante. Barreirinhas, por exemplo, não tem infra-estrutura, apesar de ter uma grande riqueza turística, que são os Lençóis Maranhenses”, analisou.
São Luís e Barreirinhas estão na Rota das Emoções
Durante do 17º Workshop & Trade Show CVC, a empresa de turismo lançou 38 novos roteiros turísticos espalhados pelo país. O circuito compõe a série “Descobertas do Brasil” e São Luís e Barreirinhas foram integradas a “Rota das Emoções”, carro-chefe da CVC em 2011, que incluem também visita a cidades piauienses e cearenses.
O pacote inclui no percurso Fortaleza (CE), Jijoca (CE), Jericoacara (CE), Camocim (CE), Parnaíba (PI), Sete Cidades (PI), Paulino Neves (PI), Caburé (PI), Barreirinhas (MA) e São Luís (MA). No total, são oito dias de viagem em circuito terrestre, com sete diárias de hotel. “Procuramos cidades que já possuíam alguma divulgação, mas que ainda não tinham pacotes com destinos”, relata Valter Patriani, presidente da CVC.
A expectativa da empresa é que a “Rota das Emoções” receba por semana uma média de 20 viagens. “Não podemos oferecer mais que isso porque são locais que tem de ser cuidados. Nos preocupamos com o setor sustentável dessas áreas, como os Lençóis Maranhenses”, afirmou Patriani.
Para divulgar a nova proposta de roteiro, o Governo do Maranhão montou dois espaços no Expo Center Norte – local onde aconteceu o workshop -, sendo um com tema de São João e outro referente ao Centro Histórico de São Luís. Outros espaços foram a Sea and Air Receptivo SLZ Lençóis Maranhenses, Brisamar Hotel e Prefeitura de São Luís.
Quem visitou a área ficou encantado com as riquezas naturais, patrimoniais e arquitetônicas oferecidas pelo estado. “O Maranhão é um estado que precisa ser explorado, realmente. Fiquei muito interessada no que tomei conhecimento. É um estado que possui muitas belezas e que merece mais destaque, pois tem potencial”, pontua a agente de viagens Maria Santos.
Mais
O 17º Workshop & Trade Show CVC contou com 600 empresas expositoras distribuídas em 20 mil m². É considerado o maior evento privado do turismo nacional e também é responsável pela abertura do calendário do setor. Durante os dois dias de evento, pelo menos 12 mil agentes de viagens e especialistas da área visitaram o local.
Thamirys D’Eça - Enviada Especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário