segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bicho Terra dá o tom para o Carnaval

enviar  enviar imprimir imprimir  
ampliar

Bicho Terra dá o tom para o Carnaval
Evandro Júnior
Da equipe de O Estado

A Madre Deus voltou a respirar alegria na tarde e noite de ontem, com a folia pré-carnavalesca que invadiu ruas, becos e ladeiras do bairro mais festeiro da cidade. Os blocos desfilaram pela Rua do Passeio, São Pantaleão, Praça da Saudade e Largo do Caroçudo, batizado pela comunidade como o 'Coração da Madre'. O cortejo mais numeroso e empolgante foi o do Bicho Terra, que 'saiu da toca' para dar a largada oficial para a folia momesca, apresentando as novas canções compostas para o Carnaval 2011. Por volta das 19h, a chuva começou a cair, mas não tirou a empolgação de quem participava.
Brincantes do Bicho e foliões se concentraram na frente da Casa Barrica, no Largo do Caroçudo, e, após uma apresentação da banda sobre o palco do Ponto de Fuga, o cortejo seguiu pelo Beco dos Reis em direção à Rua São Pantaleão, de onde rumou via cima, passando pela Rua do Passeio e desaguando na Praça da Saudade. De lá, tomou fôlego para tornar a invadir o 'Coração da Madre'.
Na linha de frente, o produtor cultural da Companhia Barrica, José Pereira Godão, anunciou o novo personagem do Bicho Terra, batizado de Bicho Luz, em alusão à criação do mundo, traduzido em uma explosão de ritmo, energia e dança. "É o Bicho invadindo as ruas e lembrando que temos agora mais um tripulante conosco, o Bicho Luz, que vem para explodir esta cidade de alegria", disse José Pereira Godão.
No alto das janelas, os moradores do bairro, que, apesar de estarem acostumados com a festa do Bicho, não se cansavam de registrar cada momento de mais um Carnaval da tradição. "Sou louca pelo Bicho e ele é nosso", respondeu a moradora Iara Ribeiro, quando questionada sobre sua paixão pelo grupo folclórico.
No embalo da voz lírica do cantor Inácio Pinheiro, o numeroso cortejo batia palmas e repetia o refrão “quando o bicho passar / e a galera mandar um beijo / com aquele jeitinho eu te vejo / no meio do povo a dançar”. Mais adiante, era o cantor Roberto Brandão quem soltava a voz na cadência do hit “é gostosa, é gostosa/ parece um avião/ meu coração vai explodir”.
Fantasia - Ontem, a ordem no Bicho era vestir qualquer fantasia. Os brincantes desfilaram descaracterizados, mas com a mesma alegria de sempre. Em sintonia com o grupo, um show à parte foi a decoração oficial do Carnaval de Rua de São Luís, idealizada pelo artista plástico Miguel Veiga, que, entre gigantes portais trabalhados com as figuras típicas do folclore maranhense, intercalou enormes fofões com mãos abertas, invocando todo mundo para cair na festa. "Achei a decoração ainda mais bonita do que a do ano passado", entusiasmou-se Rossana Nayara Galvão Fernandes, que reside em bairro próximo a Madre Deus.
O trabalho de Miguel Veiga ainda incluiu dois personagens que comumente não fazem parte da decoração de rua: a coreira e o tocador do tambor de crioula. "Fiz uma pesquisa sobre a coreira e descobri que ela usava elementos que aos poucos estavam se perdendo. Fiz tal e qual para valorizar esse personagem singular da nossa cultura", revelou Miguel Veiga.
Os grupos folclóricos que se apresentaram ontem na Madre Deus cumpriram o roteiro de desfile por todos os pontos oficiais. Na Praça da Saudade, por exemplo, houve shows com o grupo Sindicato do Samba, Bloco Alternativo Fuzileiros da Fuzarca, Afro Akomabu, Bateria da Favela do Samba, Bloco Tradicional Os Perfeccionistas, entre outros. No Beco das Minas, marcou presença a Tribo de Índio Guajajaras, o Bloco Afro Didara, o Afro Abibimã, o Alternativo Jumenta Parida, entre outros. A programação se estenderá ao próximo fim de semana, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura.

Etc e tal / Carnaval
20/02/2011 - 17h26

Bicho Terra agita Festival Maranhense de Música

Paulo de Tarso Jr./Imirante














O Bicho Terra foi umas das atrações do 10º Festival Maranhense de Música Carnavalesca, que ocorreu no sábado (19), no Ceprama. Confira.

Foto: Paulo de Tarso Jr

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu nome é Marla e faço parte da equipe A BADALADA, e nossa equipe tem por objetivo apresentar um desfile com os tema folclore, para comemorar os 400 anos de Sao Luis, dentre nossos homenageados estao Dona TETE, joazinho Trinta, o Bico Terra e o Tambor de Criola, é importante sites como este que estão nos ajudando muito em nossas pesquisas...