domingo, 9 de janeiro de 2011

Secretário de Cultura do estado fala de Carnaval, investimentos e incentivo a cultura


“O diálogo com nossos artistas sempre foi espontâneo, foi aberto, o gabinete sempre esteve à disposição”. Ao falar isso, o secretário de Estado de Cultura, Luís Bulcão, mostra-se aberto para o diálogo com toda a classe cultural e artística de São Luís. Em conversa, ele afirma que a Biblioteca Benedito Leite deverá ser entregue completamente reformada em cerca de 12 meses. Bulcão também fala sobre o Carnaval, a criação de uma proposta de Lei Estadual de Incentivo a Cultura e outros temas.

Carnaval

A cultura geralmente é que dá o pontapé inicial. Nós estamos com praticamente toda a programação do Carnaval fechada e acreditamos que até, no mais tardar, o início de fevereiro estaremos com tudo organizado para a festa. Temos certeza que este Carnaval será o melhor que nós já fizemos no Maranhão. Vamos tentar nos superar, esta é sempre uma meta que a gente tenta atingir. O Carnaval não se restringe ao aspecto festivo, mas abrange também a economia, o turismo e isto é importante porque aí temos as secretarias e os secretários todos irmanados para que possamos fazer um grande Carnaval, uma grande festa. Entramos o ano fazendo parcerias, e uma delas é com o Festival Maranhense de Música Carnavalesca, promovido pelo Sistema Mirante e que hoje já integra o projeto da Secretaria de Cultura, pois é uma iniciativa que movimenta a classe artística.

Carnaval no interior

O interior é sempre contemplado no governo Roseana Sarney, os municípios nos quais há uma grande movimentação em torno do Carnaval, como Pinheiro, Cururupu, Itapecuru, enfim, cidades nas quais o Carnaval é mais forte e que se tornaram chamariz para o turismo e para a economia terão todo o apoio. A forma de apoiar o Carnaval no interior ainda não está definida, vai depender muito de uma reunião com o secretário da Casa Civil, Luís Fernando, que vai dar as diretrizes para esta forma, vamos dizer assim, de aconchego entre Estado e municípios. Mas isto nunca foi problema para nós porque sempre mantivemos, dentro da nossa posição de fomentador destes projetos culturais, um bom relacionamento entre Estado e municípios.

Investimentos

A Cultura teve um incremento substancial no governo Roseana, especialmente na parte orçamentária e desta forma, as ações foram incrementadas na mesma proporção. Agora queremos dar um incremento maior às artes plásticas, teatro, dança, que são segmentos que requerem recursos maiores, porque gastam muito mais, então nós já estamos prevendo ações em determinados programas para que não só sejam mostrados nesta vitrine cultural, mas que também tragam visibilidade ao Maranhão, fazendo uma mão dupla e favorecendo uma reserva econômica para os nossos artistas.

Áreas culturais específicas

É muito complicado falar de cultura desta forma. Por exemplo, o bumba-meu-boi é considerado cultura popular, mas dentro dele há manifestações como dança, teatro, a indumentária, artesanato, então fica difícil criar programas estanques. Dentro das artes plásticas até podemos fazer isso, mas mesmo nas artes plásticas, algumas áreas são comuns a outras, então, eu diria que o que buscamos são as culturas compartilhadas. No Carnaval, por exemplo, movimentamos desde os artistas plásticos com a decoração. São festas e atividades que reúnem grande número de artistas de vários segmentos, de várias áreas, compondo um todo. Um exemplo foi o projeto “Praia Grande das Artes”, que ocorreu em 2009 na Praia Grande e que inclusive está servido de tema para a (escola de samba) Turma do Quinto. O objetivo foi mostrar para o público que o Maranhão é uma imensa praia, esta grande praia de todas as artes e que às vezes as pessoas rotulam só como cultura popular, como antigamente rotulavam só como a cultura elitizada, quando na realidade não tem nada disso, a cultura é composta de tudo: é como se fossemos nos alimentar de arroz, farinha, feijão, galinha, carne, tudo isto é o nosso almoço, nossa alimentação.

Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Nossa governadora já está pensando nisto, inclusive solicitamos ao deputado Joaquim Haickel (atual secretário de Estado de Esportes), que uma pessoa muito ligada à cultura e meu amigo particular, que ele poderia ser o canal para nós implantarmos nossa Lei de Incentivo. Eu creio que mais cedo ou mais tarde esta lei estará sendo aprovada pela Assembléia Legislativa e, logicamente, vamos dizer assim, aceita pela nossa governadora.

Biblioteca Pública Benedito Leite

A reabertura da Biblioteca Pública Benedito Leite, está prevista para daqui há 12 meses. Ela está praticamente sendo reconstruída, inclusive com implantação de elevadores, a espera será valida, porque não adianta a gente correr e passar um “ruge”, que com uma lavagem vai sair. É preferível esperar mais um ano, nove meses e parir um novo espetáculo cultural. A biblioteca será, com certeza, um novo espetáculo cultural, para quando olharmos vermos uma reconstrução feita a partir do amor e carinho que nossa governadora dedica à cultura do nosso estado.

Diálogo com os artistas

O diálogo com nossos artistas sempre foi espontâneo, foi aberto, o gabinete sempre esteve à disposição, nós abraçamos a todos. Depois que passa a campanha todos estamos no mesmo barco porque todos somos artistas e isto é que é importante. Não tem um artista que diga que já foi retaliado pela Secretaria de Cultura por pertencer a este ou aquele segmento, nós tratamos a todos como verdadeiros artistas.

Apoio da governadora

Com este apoio que nossa governadora tem dado à cultura, com o orçamento mais substancial, não tenho dúvidas de que, assim como o slogan de sua campanha, este será o maior governo de sua vida e a cultura é uma das inserções que nossa governadora mais conhece e que ela é mais apaixonada. Tenho certeza que ela, sendo esta pessoa comprometida com a cultura de sua terra, de conhecer profundamente, ela fará um grande governo dentro desta área cultural.

Nenhum comentário: