Allan Kardec Duailibe
O diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Allan Kardec Duailibe, informou que, ainda no primeiro trimestre deste ano, terá início a qualificação de mão-de-obra local para trabalhar na Refinaria Premium I, da Petrobras. Os cursos serão oferecidos pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).
Nessa primeira etapa de cursos de níveis básico, médio e superior, serão qualificados mais de 6.700 pessoas nos municípios de São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Icatu e Morros. A seleção dos candidatos para os serviços de construção civil serão intermediados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Na área de construção e montagem, serão abertas 37 turmas, cujos cursos serão promovidos pelas universidades Estadual (Uema) e Federal (UFMA) do Maranhão, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
Serão oferecidos cursos nas áreas de engenharia de planejamento, engenharia de campo, engenharia elétrica/instrumentação, eletricista montador, topógrafo, assistente de logística, profissional de suprimento, encanador industrial, pintor, eletricista de força e controle. “Essa iniciativa visa não somente preparar mão-de-obra para a refinaria, mas formar trabalhadores para todos os projetos que envolvam a cadeia de petróleo e gás”, observou o diretor da ANP.
Canteiro de obras - Cerca de 500 homens estão trabalhando no canteiro de obras
De acordo com Alan Kardec, cerca de 500 homens estão atualmente trabalhando no canteiro de obras, em Bacabeira, nos serviços de terraplenagem que estão sendo executados sob a responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Fidens, Serveng e Galvão Engenharia.
O contrato desse serviço, no valor global de R$ 711 milhões, prevê ainda obras de drenagem e de acesso à área de instalação da refinaria, empreendimento orçado em R$ 40 bilhões e considerado o maior da América Latina, com capacidade para produzir 600 mil barris/dia de petróleo, o equivalente a um terço da produção nacional de petróleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário