quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Maranhenses acomodados cederão vagas importantes para pessoas de outros estados

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO E INSTITUTOS PARA FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZA EXISTEM, MAS FALTA O INTERESSE DOS MARANHENSES


Diante da atração de mais investimentos e dos já existentes, conseguidos no governo Roseana Sarney, é fato consumado. Do mesmo modo é fato afirmar que seu governo e aliados conseguiram trazer o maior número de IFMA dentre todos os estados brasileiros, além de convênios com instituições que buscam formar mão de obra especializada. Conduto, falta incentivar o maranhense da necessidade de se qualificar para os milhares de postos de trabalho que chegaram e estão chegando.

O grande problema disso é ainda a desconfiança dos maranhenses, que ficam a mercê de discursos ultrapassados e fora da realidade atual, enquanto que os postos de trabalho vão sendo preenchidos por trabalhadores de outros estados.

É certo afirmar que o governo ampliou os serviços de infraestrutura, como estradas e fornecimento de energia elétrica, atraindo grandes investimentos, como vemos hoje em diversos municípios maranhenses. Esses investimentos estimularam a diversificação da economia maranhense, como exemplo o agronegócio em Balsas, onde o aumentando da produção de soja é uma das maiores do Brasil. Isso traz empregos indiretos, como a comercialização de insumos, máquinas e equipamentos pesados para mecanização agrícola, fabricação de fertilizantes, frigoríficos etc, além de saber que a ferrovia Norte-Sul trará mais empregos ao longo de sua extensão.

O Maranhão e todo o Nordeste já se transformaram num polo cada vez mais reconhecido em todo País pela atração de investimentos em diversas áreas. Não conheço os números dos outros estados nordestinos, mas posso afirmar que os números de recebimento de investimentos do Maranhão são bem alto em relação a maioria dos estados brasileiros.

Os investimentos estão aí e chegando mais. Mas o maior problema é a falta de mão de obra qualificada. A qualidade é a questão fundamental, por isso precisa de pessoas com experiência. Algumas empresas conseguem desenvolver programas próprios para qualificar novos profissionais e, num curto espaço de tempo, produzir resultados. Porém a maioria necessita de mão de obra já especializada.

Portanto, que os maranhenses, principalmente os mais jovens, encarem essa qualificação como um bom desafio!!!

O governo, por sua vez, tem que encontrar meios pedagógicos que mudem essa concepção retrógada que condicionaram na cabeça dos maranhenses e, assim, os estimulem a se qualificar para os postos de trabalho que estão aí e chegando mais.

Nenhum comentário: