sábado, 22 de janeiro de 2011

24 ruas do Centro Histórico de São Luís serão revitalizadas neste ano

As ruas mais visitadas pelos turistas vão ser revitalizadas primeiro.

Centro Histórico será revitalizado em uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Banco Mundial (Bird).

A Prefeitura de São Luís iniciará  mais uma ação de valorização das riquezas turísticas da capital com o lançamento da Aliança pelo Centro Histórico, que acontecerá durante o workshop “Centro Histórico de São Luís: Desafios e oportunidades”. O evento tem parceria com o Banco Mundial (Bird), acontecerá nas próximas quinta (27) e sexta-feira (28), a partir das 9h, no Quality Grand São Luís.
Durante o workshop, será firmado o termo de parceria da aliança pelo Centro Histórico, entre representantes municipais e do Bird. O objetivo principal será a implantação de sistema de gestão compartilhada (poderes público, privado e sociedade civil) para monitorar e realizar serviços urbanísticos, culturais, funcionais e sociais no local.

Empresários, órgãos de preservação, representantes de empresas do ramo turístico, profissionais liberais e potenciais investidores da revitalização econômica do Centro Histórico de São Luís participarão do evento. Idealizado pelas secretarias municipais de Projetos Especiais (Sempe), de Turismo (Setur) e de
Planejamento (Seplan) e pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), o workshop tem como objetivo principal contribuir para a proposição e fortalecimento de ideias concretas e ações práticas para a revitalização econômica do Centro Histórico da capital do Maranhão.
Etapas do projeto

Nesta primeira fase do projeto de revitalização, serão trabalhadas 24 ruas onde há um fluxo maior de turistas, mas a tendência é que, com a chegada de mais parceiros, o número siga aumentando até a cobertura de todo o perímetro. O Centro Histórico tem 107 mil metros quadrados de área urbana tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, envolvendo cerca de 1.200 edificações e constituindo o mais extenso e valioso conjunto de arquitetura colonial portuguesa do século 19.

Dentro do projeto, serão desenvolvidas atividades de estruturação da Comissão da Aliança pelo Centro Histórico, que será a responsável pela gestão do projeto; intervenções na limpeza urbana com uma equipe capacitada e específica para atuar no local; requalificação dos espaços e serviços públicos; eventos culturais no local e mobilização social, que receberá uma atenção especial.
Área de atuação (Etapa inicial)

   1. Rua da Estrela;
   2. Av. D. Pedro II;
   3. Rua de Nazaré;
   4. Largo e escadaria do Carmo;
   5. Praça e escadaria Nauro Machado;
   6. Praça da Criança;
   7. Rua do Giz;
   8. Praça Benedito Leite (palácio do comércio)
   9. Rua da Palma;
  10. Rua Humberto de  Campos;
  11. Praça João Lisboa;
  12. Rua Portugal;
  13. Rua da Alfândega.
  14. Rua Godofredo Viana
  15. Rua da Paz
  16. Rua do Sol
  17. Rua João Vital de Matos
  18. Beco Catarina Mina
  19. Rua João Gualberto
  20. Travessa Boa Ventura (Fluvial)
  21. Rua 14 de Julho
  22. Rua Afonso Pena
  23. Rua do Egito
  24. Beco da Sé

Nenhum comentário: