quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Max Barros afirma que os recursos para as três grandes obras em São Luís já estão garantidos


Max Barros fala das obras da Ponte Quarto Centenário, Avenida Metropolitana e Avenida Expressa, prometidas por Roseana para São Luís



A governadora Roseana Sarney passou parte da campanha prometendo que seu governo iria fazer um grande trabalho pela cidade de São Luís. Nos seus programas eleitorais, afirmou que construiria obras que melhorariam a qualidade de vida dos ludovicenses, sobretudo nas áreas de trânsito e infra-estrutura.


E o “melhor governo da sua vida” começa por São Luís. Em entrevista nesta quarta-feira (29) ao jornalista Jorge Aragão, no programa ‘Abrindo o Verbo’ apresentado pelo radialista Geraldo Castro (Mirante AM), o secretário de Estado da Infraestrutura, Max Barros, falou das grandes obras prometidas por Roseana durante a campanha para a capital: a Ponte Quarto Centenário, a Avenida Metropolitana e a Avenida Expressa.


O secretário, que foi reconduzido ao cargo, disse que os recursos para as três obras já estão garantidos. Em relação a Avenida Expressa, Max Barros afirmou que o projeto já está pronto e em janeiro será aberto licitatório para a contratação da empresa que executará a obra, que deve ser iniciada, segundo ele, após o inverno. Quanto a Avenida Metropolitana, Barros informou que até agora existe apenas o projeto básico, ainda faltando elaborar o projeto executivo. No entanto, ele garantiu que a obra será iniciada ainda neste ano, da mesma forma que a Ponte Quarto Centenário.



Ponte Quarto Centenário: será uma nova ponte sobre o Rio Anil ligando a cidade nova e a antiga, sem que os veículos precisem passar pelo Centro Histórico. Com saída da avenida Ferreira Goulart no São Francisco e chegada próxima ao terminal de Integração da Praia Grande, a ponte terá uma alça que dará acesso a área Itaqui-Bacanga. Pelo projeto, a ponte terá 4,1 quilômetros metros de extensão e 16 metros de largura e interligará bairros como Ponta D’Areia, Madre Deus, Areinha, Anjo da Guarda e Vila Embratel, correspondentes à toda a região leste de São Luís. A obra deve ser concluída em 4 anos.


Avenida Metropolitana: interligará todos os municípios da ilha de São Luís e sai da BR 135 próximo ao aeroporto da capital. Com oito faixas de tráfego, a Metropolitana terá um corredor exclusivo para ônibus nas duas direções e vai passar pelo São Raimundo, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Maiobão, interliga com a estrada de Ribamar, corta o Beira Rio, chegando a avenida dos holandeses no Araçagy, onde o motorista pode seguir também para o município da Raposa. Seria uma ligação da região sul da capital do Estado até a zona norte. A via ligará o aeroporto de São Luís até a zona nobre da capital. Com 26,5 km de extensão, a obra será entregue em três anos.



Avenida Expressa: ligará o Jaracati à Cohama. A Via Expressa ficará paralela à Avenida Jerônimo de Albuquerque e servirá para descarregar o trânsito. Sairá da Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, até a Daniel De La Touche, no trecho Ipase/Maranhão Novo. Com 7.760 metros de extensão, a Via Expressa contorna o Sítio Santa Eulália e o bairro do Cohafuma e tem uma interligação com a avenida Jerônimo de Albuquerque, Curva do Noventa, seguindo pelo Vinhais Velho e Recanto dos Vinhais até chegar a Daniel De La Touche. A obra deve ficar pronta em dois anos e terá duas pistas de rolamento, com três faixas de tráfego cada, canteiro central, duas vias para pedestres e uma ciclovia.

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