sábado, 11 de dezembro de 2010

Itaqui é o 5° em movimentação de cargas no 3° trimestre de 2010



BRASÍLIA- A elevação na movimentação de cargas no Porto do Itaqui é destaque em relatório portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado no site oficial da instituição. O boletim leva em consideração a movimentação do terceiro trimestre de 2010, comparado com os dados do mesmo período de 2009.

De acordo com o relatório da Antaq, o Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), foi relacionado junto ao Porto de Santos, São Francisco do Sul e o Porto de Fortaleza como um dos maiores destaques de portos organizados. Segundo a Antaq, os 10 principais terminais portuários movimentaram 87,8% de toda a carga no acumulado do ano. Itaqui é o quinto em movimentação.
 
Com a marca de 64 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 13,1% sobre 2009, Santos responde por 38% da carga movimentada pelos portos organizados. Na seqüência vem Paranaguá, com 26 milhões de toneladas, representando 15,5% do total de carga movimentada pelos portos públicos.

No terceiro lugar da movimentação dos portos públicos aparece Rio Grande, com 8%, da movimentação total, Vila do Conde, com 7% do total, e Porto do Itaqui, com 6%. Os cinco portos concentram 70% de toda carga movimentada por essa modalidade de instalação portuária.

A Antaq ressalta que a quantidade total de cargas movimentadas pelas instalações portuárias brasileiras alcançou 202 milhões de toneladas, no terceiro trimestre deste ano, representando um crescimento de 21,9% frente ao terceiro trimestre do ano passado, quando foram movimentados 165 milhões de toneladas.

No acumulado do ano (somados três trimestres de 2010), o total geral de cargas movimentadas atingiu 558 milhões de toneladas, contra 458 milhões em 2009, configurando um crescimento também de 21,9%.

Números - Os números do setor portuário apontam que tanto trimestralmente como no acumulado dos últimos 12 meses, quando foram movimentados mais de 721 milhões de toneladas, a movimentação geral de cargas bateu recordes históricos.

O relatório também cita a movimentação de cargas na Ponta da Madeira, outro terminal portuário de São Luís, como o terceiro de maior movimentação de granéis sólidos em minério de ferro do país.

De acordo com o boletim oficial da Antaq, os terminais CVRD-Tubarão, Ponta da Madeira e MBR juntos respondem por 90% do minério movimentado nas instalações portuárias brasileiras.

O minério de ferro responde por 58% do total movimentado de granéis sólidos, seguido da soja, com 10,4%, e da bauxita, com 7,2%.

Mais

A movimentação de granel líquido no terceiro trimestre foi de 53,4 milhões de toneladas, fechando 7,74% acima do mesmo período de 2009. No acumulado do ano, o crescimento girou em torno de 8%, alcançando a cifra de 153 milhões de toneladas, das quais 90% foram de petróleo e derivados e óleos minerais.

Nenhum comentário: