sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Infraero prepara operação “Alta Temporada” no aeroporto Internacional do Tirirical



A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) iniciou a operação "Alta Temporada" no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, mais conhecido como aeroporto do Tirirical pela população de São Luís. O esquema montado para esta época do ano inclui reforço na segurança e escala de funcionários da empresa.

A operação "Alta Temporada" compreende os meses de dezembro de 2010 e janeiro, fevereiro e março de 2011 e segue a programação de todos os aeroportos do país administrados pela empresa.

Entre a programação da operação está o reforço na segurança do aeroporto, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). A administração do terminal também pediu à Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) fiscalização redobrada na via que passa pela área do aeroporto.

As equipes de manutenção receberam uma escala específica para o período da operação. Nessas equipes estão incluídas a de limpeza e higienização do terminal, já que o fluxo de pessoas é muito maior do que em outros períodos. A equipe operacional também está funcionando em uma nova escala estratégica para essa temporada e o guichê de informações e a ouvidoria da Infraero têm maior número de atendentes.

Segundo o superintendente da Infraero no Maranhão, Hildebrando Coêlho Correia, o reforço na operacionalização do aeroporto foi montado para evitar problemas na época de maior movimentação. "A operação foi planejada para atendermos melhor os usuários do terminal. Principalmente em dezembro, quando o número de passageiros é maior e temos de estar preparados para a demanda.


O aeroporto, em alguns horários, está operando em seu limite, conforme a superintendência do terminal. No começo da tarde e durante a madrugada, o aeroporto tem recebido até cinco vôos simultâneos, que é sua capacidade máxima.

O carreteiro Anderson da Silva, de Recife, que veio a São Luís a serviço, disse que por enquanto o funcionamento do aeroporto está tranqüilo e espera que continue assim com a aproximação do Natal e Réveillon. "Quando cheguei e agora que estou indo, tudo continuou dentro da sua normalidade. Espero que o aeroporto esteja preparado para o fim do mês, com a chegada das festas de fim de ano", disse.

Movimentação - O aeroporto de São Luís já opera em sua capacidade máxima durante alguns horários, como as 2h e 4h e 14h e 16h. De janeiro a novembro deste ano, a Infraero registrou a passagem de 1.022.773 passageiros pelo terminal. Em comparação ao mesmo período no ano passado, o aumento representa 39,02%. O número já é maior do que todo o ano de 2009, que foi de 984.758 passageiros. O aeroporto de São Luís recebeu ainda mais três vôos que começaram a operar no dia 1º deste mês. Dois da empresa Azul Linhas Aéreas, com destino a Belo Horizonte, e o outro da Gol Linhas Aéreas, com destino a Brasília.

Por esse motivo, o superintendente anunciou a reforma e ampliação na estrutura física do terminal para fim de 2011 e começo de 2012. As modificações no prédio incluem as áreas de embarque e desembarque e também o saguão do terminal.

Nenhum comentário: