terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Estacionamento rotativo deve funcionar em 34 ruas do Centro com uso de parquímetros

Parquímetro do Sistema de Estacionamento Rotativo

Diego Torres
Da equipe de O Estado

Onze dias depois de instalados os primeiros parquímetros do Sistema de Estacionamento Rotativo em duas ruas no centro de São Luís, motoristas e agentes da empresa concessionária do serviço aprovam o dispositivo. A confiança e o pagamento realizado conforme critérios são alguns dos pontos positivos relatados pelos usuários. De acordo com o gerente administrativo da "Rotativo São Luís", Casemiro Costa, mais 32 ruas da capital devem receber os equipamentos. O cronograma de início nas demais vias depende de avaliação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

"É bom para todo mundo. Para o motorista e para o guardador que passa a ser mais respeitado". A afirmação do flanelinha Albert da Silva Rodrigues revela a boa aceitação do sistema de estacionamento rotativo na capital. Ele trabalha todos os dias na Rua do Sol e comemora o início do pagamento por hora. "Agora os motoristas pagam conforme o tempo que passar", explicou. A alegria de Albert Rodrigues é compartilhada com o sogro, José Maria Rodrigues Pereira, também guardador de carros na Rua do Sol. O percentual pago pela empresa aos guardadores é o que mais tem agradado à categoria. Eles recebem 35% da renda apurada no fim do dia, quando prestam conta com a gerente da empresa.

Para os motoristas, a única reclamação ainda é a restrição a apenas duas ruas do centro comercial: As ruas da Paz e do Sol. "Já deveriam ter colocado em todas as ruas do Centro. Tudo isso nos deixa mais seguros na hora de estacionar o veículo", opinou a dona-de-casa Evangelina Sousa, que prosseguiu: "Nas ruas onde não tem ainda o parquímetro, acabamos nos tornando reféns dos 'clandestinos', que nos coagem a pagar o que eles querem".
Até a relação com os agentes fiscais, superiores na hierarquia da empresa, que na administração anterior se queixaram de estarem dificultando o serviço, teve mudança. Um dos agentes, Ivaldir Pereira Cardoso, disse que todos passaram por um curso de atendimento ao público e por isso o trabalho tem se tornado mais tranqüilo e não apresenta problema. "Está tudo melhor porque cada um sabe o que deve fazer e não tem problemas como antes", destacou.

O aposentado Jônio Cordeiro ainda não conhecia o sistema, no entanto ficou entusiasmado com a iniciativa. Ele considerou os parquímetros uma forma eficaz de se restabelecer a ordem nos estacionamentos em ruas do centro comercial da capital.

A assessoria de comunicação da SMTT limitou-se a informar que a implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo em outras vias do Centro depende de avaliação do órgão e que não existe cronograma a ser seguido.

Nenhum comentário: