sexta-feira, 12 de novembro de 2010

José Louzeiro é patrono da festa literária de SL


Com passagens marcantes tanto pelo mundo da literatura quanto do cinema, José Louzeiro foi o escolhido para ser o patrono da Feira do Livro de 2010. O escritor nasceu em São Luís, em 19 de setembro de 1932. Aos 16 anos, ainda estudante, começou a trabalhar em jornais da capital maranhense, nas funções de revisor e repórter. Mudou-se em 1954 para o Rio de Janeiro, passando, no ano seguinte, a trabalhar em jornais como Diário Carioca, Última Hora, Correio da Manhã, Luta Democrática, Jornal dos Sports, O Globo e da revista PN (Publicidade & Negócios), sendo, ainda, secretário gráfico e subsecretário de redação do Correio da Manhã.
De 1964 a 1968 foi editor fotográfico da Enciclopédia Barsa; de 1969 a 1971 dirigiu a circulação do Jornal do Escritor, órgão decisivo para a fundação do sindicato da classe no Rio de Janeiro, o primeiro a ser criado no Brasil. Nesse mesmo período regeu, como professor contratado, as cadeiras de Editoração e Técnicas Gráficas da Escola de Comunicação da UFRJ.

Viveu em São Paulo de 1972 a 1975, período em que exerceu as funções de copidesque da Folha de S. Paulo, secretário do Diário do Grande ABC e editor dos Diários Associados (Diário da Noite e Diário de São Paulo). De volta ao Rio de Janeiro em 1975, escreveu reportagens para a Última Hora, jornal do qual foi redator e secretário de redação.
É autor de obras como o conto “Depois da luta”, das telenovelas “Corpo Santo”, exibida pela extinta TV Manchete, em 1987 e com a qual ganhou Prêmios de Melhor Novela e Melhor Autor, da Associação Paulista de Críticos de Arte. Entre os romances, destaque para “Lúcio Flávio, o passageiro da agonia” e “Infância dos mortos”. Para o cinema escreveu “Lúcio Flávio, o passageiro da agonia” e “Pixote, a lei do mais fraco”, ambos com direção de Hector Babenco; “Amor bandido”, dirigido por Bruno Barreto. Fazem ainda parte de sua bibliografia trabalhos para o teatro e literatura juvenil.

Convidados – Além de autores locais, a Feira do Livro abrirá espaço para escritores convidados. Fazem parte da lista nomes como o do jornalista e escritor Fabrício Carpinejar e do também jornalista, escritor e fotógrafo Airton Ortiz. O primeiro ministrará, dia 17, no auditório José Louzeiro, a palestra “Melhor o ciúme que a indiferença: a alegria nas relações amorosas”. Em recente entrevista a O Estado, o escritor adiantou: “Vou falar sobre os meus últimos três livros: “Mulher Perdigueira”, “Canalha!” e “www.twitter.com/carpinejar”. Falarei ainda do humor como forma de se libertar dos preconceitos e de como não confio no moralismo, mas na compreensão”.

Com pouco mais de 10 anos de literatura e 15 livros publicados, o escritor vem de uma família de poetas e conquistou vários prêmios a exemplo do Jabuti/2009, edição 51ª, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Contos e Crônicas, com “Canalha!”; Prêmio Cecília Meireles 2002, da União Brasileira de Escritores (UBE); Prêmio Olavo Bilac 2003, da Academia Brasileira de Letras; e Prêmio Érico Veríssimo 2006, da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre.

Em seu último livro lançado, “www.twitter.com/carpinejar”, o escritor apresenta 416 das quase mil máximas escritas por ele no Twitter. No livro, Carpinejar consegue, por meio de pensamentos repletos de sensibilidade, falar da não banalidade das relações, do sofrer, do cotidiano, da família e, principalmente, dos amores.

Airton Ortiz estará presente na Feira do Livro de São Luís nos dias 17 e 18 e ministrará a palestra ilustrada sobre a expedição que deu origem ao livro “Havana”, no auditório José Louzeiro. O escritor também estará presente em uma seção de lançamento de livros, na Casa do Escritor.
Especialista em reportagens internacionais e sobre natureza selvagem, Ortiz tem mais de 10 livros publicados e é ganhador de prêmios como Euclides da Cunha, concedido pela União Brasileira de Escritores, em 2003. Devido ao conteúdo jornalístico aliado a forma literária dada em seus relatos, seus livros são utilizados como leitura complementar em diversos cursos de pós-graduação em Jornalismo Literário.

Além deles, Socorro Aragão (PB), Vilmar Berna (RJ), Celso Antunes (SP), Janime Lopes (AM), Arievaldo Viana (CE), Casemiro de Medeiros (CE), Bruno Lira (PE), Antonio Sartini (SP), Márcio Vassalo (RJ)Henilton Menezes (DF), Esmeraldo Ortiz (SP), entre outros, são convidados do evento.

Entre os maranhenses estão os escritores Lourival Serejo, Aldo Leite, Ceres Fernandes, Sônia Almeida, José Ewerton Neto, Joaquim Haickel, Alberico Carneiro, Bioque Mesito, Hagamenon de Jesus e Paulo Melo Sousa, entre outros.

Mais

A Feira do Livro de São Luís foi criada pela Lei 4.449 de 11 de janeiro de 2005. Norteada pelo conceito “Mirantes de São Luís: a Leitura do Mundo” traz para 2010 o tema: “O Livro é Guia e Instrumento da Sabedoria”, criado pelo patrono do evento, o escritor e roteirista José Louzeiro. Este ano, a Feira terá 18 espaços com programação e a estimativa de público é de 250 mil pessoas entre estudantes, educadores, universitários e comunidade.

Nenhum comentário: