Marco Aurélio D’Eça
Da editoria de Política
Os deputados e senadores do Maranhão garantiram, em reunião na noite de terça-feira, a apresentação de emendas ao orçamento da União para as obras de construção da Ponte do 4º Centenário, da Avenida Metropolitana e da Via Expressa, anunciadas pela governadora Roseana Sarney (PMDB) em homenagem aos 400 anos de São Luís. Eles propuseram emendas no valor de R$ 200 milhões para liberação ao longo de 2011.
No total, a bancada maranhense destinou R$ 1,08 bilhão em 19 emendas, sendo três dos senadores e 16 dos deputados federais. Os recursos beneficiarão obras em São Luís, em vários outros municípios maranhenses e também de instituições de ensino, como as universidades federal (UFMA) e estadual (Uema) do Maranhão, e o Instituto Tecnológico (veja quadro nesta pagina).
Segundo explicou o secretário de Representação do governo maranhense no Distrito Federal, Francisco Escórcio, os deputados atenderam à solicitação da governadora e garantiram a inclusão das obras no rol das emendas de bancada. "No total, os parlamentares indicaram quatro emendas de interesse do Governo do Estado [além das três obras na capital, foi incluído projeto para o esgotamento sanitário de São Luís]. Caberá ao governo priorizar as mais importantes", explicou Escórcio, que participou da reunião com os parlamentares a convite do coordenador da bancada, deputado Sarney Filho (PV).
Plano - O deputado Pedro Fernandes (PTB) já havia aproveitado uma janela no Plano Plurianual (PPA) para garantir recursos para a construção da ponte do 4º Centenário, que vai ligar o Anel Viário (que corta os bairros Areinha, Madre Deus e o Centro Histórico) à Avenida Ferreira Gullar e à Ponta d'Areia. A inclusão no PPA, segundo Fernandes, torna mais viável a liberação dos recursos.
Roseana Sarney esteve em Brasília na semana passada. Em reunião com Sarney Filho e o também deputado Gastão Vieira (PMDB), manifestou o interesse de priorizar obras em São Luís nas emendas de bancada maranhense - exatamente a ponte e as duas avenidas prometidas durante a campanha eleitoral deste ano.
Para Gastão Vieira, a apresentação das emendas seguiu o padrão do que já vinha ocorrendo nos anos anteriores. "A bancada foi coerente ao atender a governadora e manter a indicação de recursos propostos em anos anteriores", disse ele.
Além das obras de interesse do Governo do Estado, deputados e senadores garantiram uma emenda para a UFMA, outra para a Uema, uma para o IFMA, uma para a Prefeitura de São Luís e seis para os deputados indicarem livremente, em grupos de três. Os reitores Natalino Salgado (UFMA) e José Ferreira Costa (IFMA) também participaram da reunião da bancada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário