sábado, 16 de outubro de 2010

Plataforma da Vale está sendo armada no Porto do Itaqui


Amontagem de um dos principais equipamentos que serão utilizados na construção do píer IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), da Vale, está sendo feita no berço 102 do Porto do Itaqui. A estrutura de 110 toneladas foi uma das primeiras descargas no feitas no atracadouro, logo após a conclusão das obras de recuperação, no fim de agosto deste ano.

Depois de um período operando com parte de sua capacidade, o berço 102 está servindo de base para a montagem de toda a estrutura do equipamento chamado jaqueta, termo técnico usado para designar a plataforma de trabalho para cravação de estacas.

A previsão é de que até a próxima semana a estrutura seja removida da área do Porto do Itaqui para se juntar a duas vigas guia, cada uma com 60 metros de comprimento. Depois da montagem, o equipamento será levado para a área de implantação do Píer IV. Não foi divulgado oficialmente, ainda, como será efetuado o transporte do equipamento, se por via rodoviária, ferroviária ou marítima.
Entretanto, segundo informações de operadores marítimos, desde o dia 17 de setembro atracaram no terminal pesqueiro de Porto Grande, ao sul do Itaqui, as balsas Superpesa II e Willi I, além do rebocador C. Vendaval, que devem servir de aparato logístico para levar equipamentos e estruturas armadas para a área de construção do Píer IV.

Píer - As obras do píer IV já foram iniciadas e a previsão é que entre em operação em 2012, com uso da capacidade plena em 2015. Com o novo píer, a capacidade do terminal será ampliada em 100 milhões de toneladas/ano. Ano passado, a Vale embarcou 86,8 milhões de toneladas de minério de ferro no TPPM. A mineradora foi responsável 82,35% da movimentação de cargas do Complexo Portuário de São Luís.

Com profundidade mínima de 25 metros, o Píer IV terá dois berços de atracação e capacidade para receber navios de até 400 mil toneladas de porte bruto (TPB). Com uma ponte de acesso de 1.620 metros, terá dois conjuntos de carregadores de navios com, cada um com capacidade para carregar 16 mil toneladas por hora, com estimativa de operação de 53 navios por mês.

Segundo informes da Vale, com o Píer IV em plena capacidade de operação, a estimativa de arrecadação de impostos para o estado é de R$ 124 milhões.

O TPPM é o segundo maior em movimentação de cargas do país, recebe navios graneleiros de até 365 mil toneladas de peso bruto (TPB), como o Berge Stahl, o maior graneleiro do mundo e que só atraca e carrega com capacidade plena em São Luís. Com a construção do píer IV, navios com capacidade para 400 mil toneladas (os supergraneleiros da Vale), vão atracar em São Luís (MA) e também no Complexo de Tubarão (ES), que está em processo de adaptação (dragagem) para realizar esse tipo de operação.

A construção do Píer IV vai gerar cerca de 2,5 mil postos de trabalho no pico das obras. A mão-de-obra necessária para sua implantação será de responsabilidade da empresa contratada para a realização dos serviços, que utilizará preferencialmente trabalhadores da região.

Mais - O berço 102 do Porto do Itaqui, atualmente servindo de base para montagem da plataforma do Píer IV da Vale, foi totalmente reformado e entregue à comunidade portuária em agosto deste mês. Na oportunidade, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Hermes Ferreira, enfatizou que em breve o Itaqui será um dos melhores portos do país, destacando também outras obras de expansão, como a construção do berço 100, já em andamento, e de outros dois berços que deverão ser construídos no sentido sul. “Estamos concretizando o que nos propusemos a fazer: finalizar obras pendentes e realizar outras que ajudem a movimentar a economia”, declarou Ferreira.
Lugar: PORTOSMA
Fonte: O Estado/Vale
Data da Notícia: 15/10/2010

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